Guia da Semana



Minuciosamente equipadas para receber hóspedes de diferentes nichos, as estações de esqui são opções de lazer para os amantes dos esportes no frio ou até mesmo para os turistas que desejam contemplar a bela paisagem gelada.

A neve abundante vista em momentos raros no sul do Brasil pode ser apreciada copiosamente no período que varia entre o fim de junho até o começo de outubro, sendo julho considerado a alta temporada. Separamos cinco estações das Américas do Sul e duas do Norte para você conferir o que elas oferecem de melhor em hospedagem, lazer e gastronomia. Escolha o seu destino!

América do Sul

Lãs Leñas - Argentina
A 450 km de Mendonza, capital da província argentina a qual pertence, a base da estação tem 2.240 metros de altitude e topo de 3.430. O hotel Pisics é o único cinco estrelas e considerado o melhor da cidade. São 16 restaurantes das mais variadas cozinhas, como argentina, italiana e francesa. Destaque para o Cuatro Estaciones, de culinária internacional, dentro do Piscis. Durante a alta temporada, os país têm à disposição uma creche feita para crianças a partir de um ano e meio. A temporada dura até o mês de outubro.

Valle Nevado - Chile



Inaugurada em 1988, está localizada a 46 km da capital chilena Santiago. Considerada a maior da América do Sul, possui 9 mil hectares e 34 pistas. A mais de três mil metros acima do nível do mar, a cidade oferece uma rede hoteleira que conta com uma bela infraestrutura, com piscinas aquecidas ao ar livre, fitness center e atividades para o público infantil. Destacam-se os hotéis Valle Nevado, Puerta Del Sol e Tres Puntas.

Bariloche - Argentina
Velho conhecido dos brasileiros, é um dos mais charmosos destinos do continente. São 103 km de pistas, em meio a um parque com 32 meios de elevação com capacidade, por hora, de quase trinta mil pessoas. Após um dia superagitado, nada melhor do que se entregar aos prazeres gastronômicos. No restaurante e confeitaria Atalaya, situado entre os morros López, Capilla e lha Victoria, a principal atração é a deslumbrante vista que pode ser admirada pelas amplas janelas. O foundue de queijo do Casita Luiza é a pedida para finalizar a noite.

Cerro Catedral - Argentina
Próxima a Bariloche é a mais antiga - desde 1938 - e considerada com a base mais completa do país. Ao longo dos 600 hectares de área, estão as 53 pistas de diferentes níveis de dificuldade. Para comer, uma rota composta por 19 restaurantes oferece o melhor da culinária mundial. Na hora das compras, a opção é o Shopping Las Terrazas, com lojas que oferecem aparatos para os esquiadores, artigos de decoração, além de uma sortida praça de alimentação.

Chillán - Chile



Localizado em meio a um bosque intocado, proporciona uma vista panorâmica e inesquecível. Está dentro de um centro termal, nas encostas de um vulcão. Fora o esqui, as piscinas termais, ao ar livre, são um verdadeiro alivio nas baixas temperaturas. Locais como restaurantes, discotecas e spas relaxantes são alguns dos atrativos para fugir da monotonia. O Gran Hotel Chilán é apontado como o melhor da região.

América do Norte

Aspen - USA
Suas quatro montanhas - Aspen Mountain, Buttermilk, Aspen Highlands e Snowmass - ofertam um verdadeiro paraíso para os esquiadores. A última, por sua vez, é a de mais fácil acesso e detém uma rede comercial e hoteleira atrativa. Nas pistas, de diferentes estilos, trenós deslizam pelo gelo e espaços para montar bonequinhos de neve divertem toda a família. Os "embaixadores da montanha" estão sempre a postos para esclarecerem eventuais dúvidas e até auxiliam no desbravamento de novas pistas, junto com os visitantes. A melhor época é entre os meses de dezembro e abril.

Whistler - Canadá
Apontada pelas revistas especializadas Ski e Sking & Ski Country como o melhor ponto de esqui na América do Norte, está na base das montanhas Blackcomb Mountain e Whistler Mountain, as duas mais altas do continente. É possível encontrar diversos hotéis e resorts com infraestrutura completa, que oferecem vistas privilegiadas, além de um intenso movimento noturno. Whistler tem uma vantagem em relação a outras estações de esqui: a baixa altitude, que varia de 609 metros a 2.285 metros, o que ameniza a falta de ar comum nas estações mais altas.

Serviço:


I
nterpoint Viagens e Turismo
(11) 3087.9400 / 0800 942 9400

ViaBr
Telefone: (11) 2124-9898

Nascimento
Telefone: (11) 3156-9900

Maktour
Telefone: (11) 3818-2222

Foto de abertura: Getty Images.
Demais fotos: Cedidas pela Interpoint Viagens e Turismo

Atualizado em 6 Set 2011.