Guia da Semana

Foto: Getty Images


Embora nos dias de hoje se perceba a necessidade da constante renovação profissional, muitas pessoas sentem dificuldade para decidir quais novos cursos ou carreiras podem seguir a partir de certa idade, principalmente se já atingiram grande parte de seus objetivos profissionais e o devido reconhecimento.

Falando especificamente de homens com idade superior a 30 anos, já formados e atuando há certo tempo no mercado, vale lembrar que as pós-graduações ou especializações podem ajudar a incrementar o currículo e garantir um destaque na hipótese da procura por novo posto de serviço.

Sabe-se que muitas empresas optam pela renovação do quadro de funcionários de tempos em tempos, principalmente para ocupar postos executivos e de chefia. A medida segue tendências de mercado e não é causada por inaptidão ou obsolescência do profissional. É claro que aqueles que estão em constante aquisição de conhecimento e experiências são valorizados e notados pelas chefias.

Realizar um curso de especialização na mesma área ou em áreas afins pode ajudar na sustentação de uma carreira sólida dentro do mercado, mas se a intenção é diversificar, vale o conselho de realizar sonhos e desafios enfrentando, inclusive, uma nova graduação em algo totalmente distinto da formação inicial - principalmente se essa graduação puder ajudar em um sonho futuro de independência profissional e no lançamento a uma proposta empresarial.

Muitos profissionais com formação em Administração ou Economia optam, após um período médio de 15 a 20 anos de carreira, pela realização de novos cursos em áreas divergentes como a Gastronomia, o Turismo ou as Comunicações. Tudo depende da ambição profissional e pessoal.

Muitas vezes, é a realização profissional dos primeiros dez ou vinte anos de carreira que poderá patrocinar as tão esperadas "guinadas", ou sonhos, e conduzir à tão sonhada aposentadoria.

Especificamente para aqueles que querem informações sobre especializações, vale lembrar que estas constituem as pós-graduações do tipo lato sensu, ou seja, sem defesa de dissertação e sem obtenção do título de Mestre; as pós-graduações stricto sensu exigem mais tempo de estudo e permitem, pela defesa de um trabalho em público, o recebimento do grau de Mestre e, posteriormente, com uma nova tese defendida, o título de Doutor.

Os mestrados e doutorados tinham relevância apenas acadêmica há algumas décadas, mas hoje se tornaram elementos de diferenciação, já que o nível superior se tornou acessível a quase toda a população.

Vale salientar que, se o desejo é aprender livremente, apenas pelo interesse em conhecer mais e mais, há muitas escolas livres que oferecem desde palestras a cursos completos sobre arte, filosofia ou religião, sem falar das muitas escolas preparatórias para concursos ou para obtenção de licenças de voo.

Desta forma, fica o conselho: dê asas à sua imaginação e volte aos estudos. Eles são tão necessários quanto as academias de ginástica e os resultados podem lhe render bons frutos.


Leia as colunas anteriores de Manolo Perez:

Dificuldades na escola

Quem é o colunista: Uma pessoa dinâmica, com senso prático e determinação!

O que faz: Arquiteto, matemático, mestre e doutor em Educação, especialista em dificuldades do aprendizado.

Pecado gastronômico: Bala de goma! Adoro!.

Melhor lugar do mundo: Nossa casa, nossa cidade, nosso país!

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: As músicas candidatas ao Eurovision 2011.

Fale com ele: manolo@pontoconcursos.com.br.



Atualizado em 12 Fev 2014.