Guia da Semana


Foto: Getty Images


Já falei sobre a importância da consultoria de imagem e agora vou para um tema que está totalmente ligado à imagem: etiqueta. Hoje falamos muito em etiqueta, sem saber exatamente o que ela vem a ser.

Etiqueta nada mais é do que o comportamento, de acordo com códigos criados pela sociedade para o bom relacionamento entre as pessoas, seja no trabalho ou no lazer. As regras de etiqueta foram criadas para facilitar a comunicação não verbal, que constitui 38% da nossa linguagem e devem ser usadas em todas as situações: a dois, com o chefe, com o colega, com o cliente, numa festa, em uma reunião, na internet, enfim, a cada minuto do nosso dia.

Todas as áreas da nossa vida estão muito concorridas e ninguém tem mais tempo a perder. Se bobearmos por um segundo, podemos perder o emprego, o namorado (marido, companheiro, etc) e os amigos. Por isso que além de uma imagem impecável, é necessário saber tratar bem os outros e ter comportamento adequado às diversas situações que compõem nosso dia-a-dia. Já que estamos na era cibernética e você, está lendo este texto na internet, vamos falar sobre netiqueta.

O uso de internet no trato pessoal varia de pessoa para pessoa. Se quer colocar texto colorido, figuras, fotos, música, coloque. No entanto, no trabalho, seu uso deve seguir os seguintes códigos: escreva de forma mais sóbria e evite gírias e abreviações.

Revisar sua mensagem para verificar se existem erros ortográficos ou de construção de frases também é uma boa pedida, além de não adicionar músicas de fundo, emoticons ou quaisquer outras "gracinhas" à sua mensagem. Mantenha uma conta de e-mail para suas mensagens pessoais e procure usar a de trabalho apenas para assuntos profissionais.


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Esqueça piadas, correntes ou qualquer outra forma de entretenimento ou spam (hoje em dia ninguém mais tem paciência/tempo de ler essas mensagens durante o trabalho). Lembre-se de incluir uma assinatura personalizada com seus dados comerciais e só coloque como prioridade as mensagens que realmente são urgentes.

Vale lembrar que enviar mensagens para o colega que trabalha ao seu lado ou no mesmo andar é desnecessário (levante-se da mesa e vá até ele). Responder às mensagens que recebeu na primeira oportunidade que tiver também é uma questão de boa educação e sob nenhuma hipótese deixe de respondê-las.

No entanto, caso tenha recebido um e-mail com conteúdo de reclamação, grosseria, rispidez, aguarde antes de responder para que você não escreva coisas ´no calor do momento´ e depois se arrependa. As letras maiúsculas devem ser evitadas ao extremo, pois podem ser interpretadas como berros e nervosismo.

Ao sair de férias ou se por qualquer outra razão você se colocar indisponível para responder às mensagens, deixe uma resposta automática para que a pessoa que tentou entrar em contato com você, possa contatar outra para tratar do assunto em pauta.

As mensagens com cópia devem conter o endereço da pessoa hierarquicamente superior no campo do destinatário e no campo da cópia os dos demais, sempre em ordem alfabética. Já as mensagens encaminhadas necessitam de um texto introdutório fazendo referência ao assunto. Qualquer dúvida, use o bom senso e boa sorte!

Quem é a colunista: Milla Mathias, consultora de imagem.

O que faz: Escreve para o Shopping News, OPEN Jornal, colabora com o Planeta Jovem Pan, quadro com Paula Carvalho, todas às quintas feiras.

Pecado gastronômico: comida japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Ilha Grande.

Como falar com ela: Deixe um recado em [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.