Guia da Semana

Photocase.de


O mar está pra peixe no Brasil! Segundo um estudo realizado pela instituição financeira Merrill Lynch, em parceria com a consultoria Cap Gemini e divulgado pelo Valor Econômico, o índice de pessoas ricas no país e em toda a América Latina aumentou. O número de milionários cresceu 10,1% no ano passado, impulsionado pela aceleração no consumo e no investimento privado, pela redução do juro e da inflação, e pelo superávit da balança comercial.

O Annual World Wealth Report, na 11ª edição, afirma que o avanço do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, que chegou a 32,9% em 2006, e dos preços das commodities, como minério de ferro, sustentaram o enriquecimento do país. Isso significa que a população do Brasil de aproximadamente 190 milhões de habitantes, passou a ter 120,4 mil milionários. O estudo considera milionário aquele que possui no mínimo US$ 1 milhão em ativos financeiros, excluindo o principal imóvel e os itens de consumo.

Stock.xchng
Para quem deseja entrar na estatística dos próximos anos, o cenário é favorável. A pesquisa pode encorajar todos aqueles que querem mudar ou ascender na vida. Esqueça livros de auto-ajuda! Um dos caminhos mais eficazes, como todo mundo está cansado de saber, é investir no mercado de ações. Mas para aqueles que não têm intimidade com a economia, uma simples conversa sobre o assunto pode parecer grego. O Guia da Semana separou algumas dicas da Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo, que ensinam os primeiros passos para quem deseja investir. Confira!

Formas de investir em ações
? Individualmente

O investidor procura uma Corretora e contrata seus serviços. Em seguida, escolhe as ações que deseja adquirir e transmite a ordem de compra diretamente para a corretora.

? Clubes de Investimento

Um grupo de pessoas físicas se reúne e procura uma Corretora para constituir um Clube de Investimentos. Nesse caso, existe um representante do clube, que fica em contato com a corretora para transmitir as decisões acordadas entre os participantes.

? Fundos de Investimento

O investidor compra cotas de um fundo de ações, administrado por uma Corretora de Valores, um Banco ou um Gestor de Recursos independentes, autorizado pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários (órgão do governo que fiscaliza e regula o mercado).



Como escolher em que ações investir?
Para escolher as ações, o investidor deve ponderar três critérios: liquidez - facilidade de vender a ação quando quiser resgatar, retorno - possibilidade de ganhos, e risco - possíveis perdas. A combinação desses três elementos definirá em quais ações aplicar, a critério do investidor.



Atenção!
Antes de iniciar os investimentos, é necessário fazer algumas ponderações. Ganhos a curto prazo não devem ser a expectativa de quem decide investir em ações. É aconselhável que o investidor não dependa do recurso aplicado em ações para gastos imediatos e que tenha um horizonte de investimento de médio e longo prazos, quando eventuais desvalorizações das ações poderão ser revertidas.



Passo-a-passo
1° - O investidor procura uma Corretora Membro da BOVESPA e preenche um cadastro contratando seus serviços

2° - Com a assessoria da Corretora, o investidor escolhe a ação que deseja comprar e dá a ordem para a Corretora

3° - A Corretora executa a ordem dada pelo investidor, comprando a ação na BOVESPA

4° - O cliente efetua o pagamento para a Corretora, com recursos previamente depositados

5° - A Corretora credita as ações adquiridas pelo investidor em sua conta de custódia, na CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (faz as operações de custódia e liquidação da Bovespa)



Stock.xchng


Iniciada a aventura pelo mundo das ações, a segunda etapa é precaver-se contra os riscos do meio, afinal, toda aposta é uma especulação. Para isso, nada mais ilustrativo do que o livro Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther, que traz as experiências do autor com investimentos em imóveis e na Bolsa de Wall Street. É uma cartilha de princípios que um apostador deve ter em mente ao arriscar-se. Não devem ser tomados como verdades-absolutas, mas devem ser seguidos como orientação. O livro não traz grandes conhecimentos técnicos sobre como investir na bolsa, mas ao menos, ao lê-lo, é possível aumentar a mentalidade crítica sobre investimentos. Os Axiomas estão organizados em 12 grandes princípios e 16 subdivisões:

Os Axiomas de Zurique
1º Grande Axioma: do risco

1 - Só aposte o que valer a pena

2 - Resista à tentação das diversificações

2º Grande Axioma: da ganância

3 - Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar; quando chegar lá, caia fora

3º Grande Axioma: da esperança

4 - Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho

4º Grande Axioma: das previsões

5º Grande Axioma: dos padrões

5 - Cuidado com a Armadilha do Historiador

6 - Cuidado com a ilusão do grafista

7 - Cuidado com a ilusão de correlação e a ilusão de casualidade

8 - Cuidado com a falácia do jogador

6º Grande Axioma: da mobilidade

9 - Numa operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sensações como lealdade ou saudade

10 - Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer a sua frente

7º Grande Axioma: da intuição

11 - Jamais confunda palpite com esperança

8º Grande Axioma: da religião e do ocultismo

12 - Se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos

13 - Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar

9º Grande Axioma: do otimismo e do pessimismo

10º Grande Axioma: do consenso

14 - Jamais embarque nas especulações da moda. Com freqüência, a melhor hora de se comprar alguma coisa é quando ninguém a quer

11º Grande Axioma: da teimosia

15 - Jamais tente salvar um mau investimento fazendo "preço médio"

12º Grande Axioma: do planejamento

16 - Fuja de investimento a longo prazo



Stock.xchng
Outra maneira de enriquecer é abrindo seu próprio negócio. Mas com toda prudência necessária, claro. Não podemos esquecer que em São Paulo, por exemplo, a maioria dos restaurantes que abrem, fecham sem sucesso. Por isso, o empreendedor deve ter visão, e não apenas copiar uma solução que deu certo. Algumas características de negócios que podem dar certo:

Negócio próprio
? Inovação clara e sustentável a longo-prazo

? Alto grau de escalabilidade e geração de receitas

? Potencial de crescimento grande



Para vencer na vida, é preciso muita força de vontade. Para quem tem preguiça só de pensar em começar a tocar um projeto de enriquecimento a longo prazo, existem outras formas alternativas que apostam em um fator inusitado: a sorte! Aconselho a inscrição no BBB (quem sabe você não se torna o próximo Alemão?); comece agora a apostar na Loteria; junte seu salário desde já e não pare nunca mais; ou torça para que algum parente milionário, desconhecido e sem herdeiros, perca a vida e deixe tudo pra você. E boa sorte!

Colaboraram:

? João Carlos Chieregati - Google
? Murillo Magini - economista
? Hélio Mata Machado - Endeavor

Atualizado em 10 Abr 2012.