Foto: Getty Images |
O mês de outubro é tido como o mês da cerveja, pois é ele que marca o nome do maior festival desta bebida no mundo: a Oktoberfest. Apesar do nome (do alemão Oktober, outubro e Fest, festa), sua comemoração costuma se iniciar em meados de setembro, se estendendo pelos primeiros dias de outubro.
Este festival típico alemão se espalhou durante anos por todo o mundo, sendo celebrado em diversos países, dentre eles a nossa nação canarinha, mostrando sempre as tradições bávaras e, claro, nunca faltando cerveja.
Apesar da festa já ter passado, cervejas especialmente preparadas para o evento ainda se encontram na praça. Apesar de uma dificuldade maior para serem encontradas em supermercados, vale a pena dar uma procurada. Cito duas aqui, mas muitas outras são fabricadas também somente para esses meses de festividades:
Eisenbahn Oktoberfest: representante símbolo da Oktoberfest de Blumenau, a Eisenbahn nos premia com essa cerveja sazonal de médio corpo e cor dourada escura, com aroma maltado, contudo de amargor moderado.
Paulaner Oktoberfest Bier: uma das mais prestigiadas cervejarias alemãs, a Paulaner produz para a festa essa lager do tipo Märzen (como são também conhecidas as Oktoberfestbiers, por serem produzidas no mês de março para serem servidas nos festejos de outubro) de muita qualidade, como todas as outras lagers da família. Apresenta também cor dourada escura, com aroma maltado, notas de caramelo e amargor final.
Quem deixar passar, sempre há o próximo ano. Mas a espera por cervejas comemorativas não precisa se alongar tanto, uma vez que as de Natal logo mais estarão sendo comercializadas.
Aguardemos!
Quem é o colunista: José Rui S. Godoy
O que faz: engenheiro, boleiro e cervejeiro nas horas vagas, um dos fundadores eméritos do tradicional Festival da Cerveja
Pecado Gastronômico: cerveja gelada e carne na brasa
Melhor Lugar da Cidade: Bar Léo, num sábado à tarde
Para Falar com José: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.