Guia da Semana

Divulgação


A cada mês, restaurantes, bares e baladas são inaugurados em São Paulo e no Rio de Janeiro, sempre empreendimentos voltados para o entretenimento. A grande novidade, lançada em junho do ano passado pelas sócias Marina Mesquita e Laura Fernandes, alia o entretenimento à cultura, oferecendo um serviço que já é tendência mundial. A empresa se chama Cult Mais - Eventos e Vivência em Museus e organiza diversos eventos nos principais museus da capital paulista - quando estão fechados para o público -, como treinamentos, encontros, cursos, visitas comentadas, workshops, jantares e cocktails diferenciados.

Divulgação
"O projeto nasceu depois de contatos com o mercado mundial. Ainda existe um nicho grande aqui no Brasil a ser explorado, pois não há ninguém especializado apenas nisso, como existe na Europa e nos EUA.", conta Marina. Grandes empresas contratam o serviço da Cult Mais, que organiza o evento em um museu, explorando-o na sua totalidade. Além dos convidados visitarem a exposição, a ambientação é toda contextualizada de acordo com o lugar.

O lançamento, realizado no final de junho de 2007, aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com direito a surpresa: o estilista Lorenzo Merlino - que desfila suas coleções no São Paulo Fashion Week - era o guia da visita monitorada à exposição Versalles. Com a história na ponta da língua, Lorenzo contou um monte de fofocas sobre a corte francesa.

Museu da Casa Brasileira
Divulgação
Os eventos também acontecem no Museu da Casa Brasileira, no Museu da Língua Portuguesa, no Museu do Imigrante, na Fundação Ema Klabin e na Cinemateca Brasileira, todos na capital paulista. "O serviço de cultura é um conceito muito recente, portanto difícil de se entender. O brasileiro está começando a valorizar a história e a arte, como por exemplo a revitalização do centro de São Paulo.", explica a sócia.

Marina ainda acredita que as empresas que procuram a Cult Mais se valorizam, ligando o nome delas ao projeto, e assim, valorizam seus funcionários e clientes. O universo coorporativo é o público alvo do serviço, seguido por clientes particulares. Eles cuidam de todo o preparo do evento, desde o aluguel, o jantar, a segurança, etc. Como existem infinitas variáveis, é difícil definir um preço padrão. Apenas o aluguel dos principais museus para jantares varia entre R$ 2 mil e R$ 50 mil.


Outros serviços exclusivos

Pão-de-Açúcar
Acervo Riotur


Além da Cult Mais, outras empresas também oferecem serviços exclusivos para o público endinheirado. O Pão-de-Açúcar, um dos cartões-postais mais belos da cidade maravilhosa, pode ser fechado para um encontro; a academia Runner pode ser alugada por um grupo de amigos; a religiosa pelada de toda a semana pode ser disputada no estádio do Pacaembu; e as salas de cinema UCI também podem ser fechadas para um casal ou turma. Mas claro, o valor da privacidade custa caro. O aluguel do morro do bondinho sai por R$ 25 mil; depois das 22h, a academia Runner fica disponível por cerca de R$ 2 mil; à noite, uma partida de futebol no Pacaembu custa R$ 18,5 mil; e o pacote da sala de cinema UCI, com os melhores filmes em cartaz e capacidade para 400 pessoas, varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

Atualizado em 10 Abr 2012.