Por Flávia Faccini
Ele nasceu no Rio de Janeiro em maio de 1970, tem uma coleção de hipopótamos e é fã de musicais. Adora champagne, camarão e sua loja preferida é a Daslu. O consultor de etiqueta Fábio Arruda, quem diria, começou a carreira por acaso.
Fábio trabalhava como decorador quando organizou o casamento da prima, a atriz Patrícia de Sabrit, com o cantor Fábio Jr. De lá para cá, os convites para organizar eventos e prestar consultoria sobre etiqueta não pararam de surgir. O caminho para a TV foi um pulo: primeiro no programa Note e a Anote, com Claudete Troiano e atualmente no Todo Seu, apresentado pelo também chiquérrimo Ronnie Von, na TV Gazeta.
O primeiro livro, Sempre, Às Vezes, Nunca, traz dicas e regras de boas maneiras e vendeu cerca de 85 mil exemplares. Agora, o expert em etiqueta se prepara para lançar Chique & Útil, com informações preciosas sobre como organizar eventos e principalmente, como freqüentá-los com elegância. "De nada adianta organizar uma festa linda se você não conseguir se portar de maneira elegante nela" , comenta. Confira a entrevista que Fábio concedeu ao Guia da Semana:
Na infância: educação esmerada e viagens |
Fábio Arruda: Eu recebi uma educação esmerada da minha mãe, filha de um fazendeiro pernambucano e do marido dela, que me criou desde um ano de idade e que era de origem alemã, da família de Oscar Niemayer. Além disso, tive a oportunidade de viajar por períodos longos para os Estados Unidos e Europa, o que me permitiu vivenciar culturas e tornou o mundo menor para mim.
Guia da Semana: O que é ser elegante?
Fábio Arruda: Basicamente é ser bem informado, já que falta de cultura não combina com elegância. Falar baixo também é importantíssimo, gritar é absolutamente cafajeste e inadmissível em qualquer ocasião. Outro aspecto importante e que muita gente desrespeita, é saber se adaptar a moda e não segui-la cegamente. Se a moda pede barriga de fora, mas a sua não está no melhor momento, então é melhor se abster.
Guia da Semana: Qual é a dúvida mais freqüente em matéria de etiqueta e comportamento?
Fábio Arruda: As pessoas têm muita dificuldade e constrangimento em dizer não as outras pessoas, especialmente as mais próximas. No caso de se receber uma cantada sutil de um colega de trabalho, por exemplo, é possível dizer: "Olha muito obrigada, mas eu sou comprometida. Vamos esquecer esse assunto e continuar amigos" . Fica natural e não constrange.
Guia da Semana: Que mulher é sinônimo de elegância?
Fábio Arruda: A socialite Beth Szafir. Ela é elegantérrima.
Guia da Semana: E de falta de elegância?
Fábio Arruda: Existem muitas... Não seria elegante dizer.
O novo livro: dicas sobre organização de eventos |
Fábio Arruda: Desde o século XV, as regras de etiqueta são as mesmas para todo mundo. O que acontece é que quem tem atitude - e isso é impossível de ensinar - consegue infringir algumas regras sem ser incômodo.
Guia da Semana: Há algo que você considere inadmissível?
Fábio Arruda: O que é impossível admitir seja a pessoa pobre, rica, famosa ou anônima, é o desrespeito e a invasão ao espaço do outro.
Guia da Semana: Qual foi a maior gafe que você já presenciou?
Fábio Arruda: Em uma festa, uma pessoa se referia aos deficientes mentais como mongolóides, sem saber que o casal xom quem ela conversava tinha um filho especial e era um ativista na defesa dos direitos de pessoas com deficiências. Foi constrangedor, como toda forma de manifestação de preconceito.
Guia da Semana: Você já cometeu alguma gafe?
Fábio Arruda: Quando eu tinha 18 anos, fui levar minha mãe de carro à casa de amiga e demorei bastante para achar a rua. Ao chegar lá, comentei que havia sido difícil, mas que também uma rua com um nome tão horrível e pouco inspirado (Romilda Maria Gabriel) tinha que ser complicado mesmo. Só então a amiga da minha mãe me disse que o nome da rua havia sido dado em homenagem a avó dela.
Atualizado em 10 Abr 2012.