Por Denise Molinaro
Nem todas as mulheres são adeptas da moda "top ou barriga de fora", porém nenhuma delas é capaz de discordar que as dobras na região da barriga irritam profundamente. A decepção aumenta ainda mais quando a lipo já foi feita e a gordura localizada volta a aparecer, dando o ar de sua graça da forma mais desagradável, acompanhada da pele flácida e da deformidade na região.
A lipoabdominoplastia acaba com esse desgosto feminino. É um novo conceito de cirurgia plástica que permite em uma só incisão retirar o excesso de gordura e a flacidez em toda a extensão da barriga, melhorando o contorno corporal, refletindo o bom resultado também na cintura e nos glúteos. O desfecho perfeito é o efeito de um umbigo natural numa "barriga tábua", sarada e "tanquinho", como das malhadoras das academias.
A cirurgia dura duas horas e meia e a incisão é feita de um lado ao outro do quadril (de osso a osso) na linha do biquíni, mesmo local que ficará a cicatriz - infelizmente ainda não é possível diminuir o tamanho da cicatriz nesse tipo de intervenção cirúrgica. Se for para retirar o excesso de pele acima do estômago, o corte é feito na dobra inferior dos seios. A anestesia é peridural como nas cesarianas.
Inicialmente o cirurgião lipoaspira todo o excesso de gordura, começando pela parte superior, trabalhando os contornos corporais, tanto do abdome como das costas. Depois a gordura da parte inferior é sugada, retirando os pneus e "desenhando" uma cintura no local. A técnica preserva artérias, veias e vasos linfáticos e também possibilita corrigir a flacidez muscular (o que não era possível quando se realizava apenas a lipo). Como vantagem reduz o sangramento e evita hematomas, diminuindo assim o tempo de recuperação. Após 15 dias, a paciente poderá retornar as suas atividades normais, usando uma cinta modeladora durante mais um mês para garantir um resultado perfeito.
Exercícios aeróbicos e musculação são recomendados apenas um mês depois e a exposição ao sol está proibida pelo período de três meses. No passado, o intervalo obrigatório entre uma lipo e uma cirurgia no abdome era de oito meses, sendo que uma era complemento da outra, agora é possível fazer as duas de uma vez só diminuindo o desconforto no pós-operatório. Essa intervenção cirúrgica é indicada para quem já engravidou e não pretende ter mais filhos. O valor varia de R$ 10 a R$ 15mil reais.
O ideal é fazer uma dieta de dois meses antes de se submeter à lipoabdominoplastia. O regime aumenta a sobra de pele que deverá ser eliminada para alcançar o melhor resultado final. Em alguns casos, devido aos descuidos do paciente, pode ocorrer no pós-operatório inchaço, hematomas, esquimose (mancha vermelha ou arroxeada causada por derramamento de sangue sob a pele) e insensibilidade abaixo do umbigo.
O sucesso de uma cirurgia plástica como essa depende também do esforço do paciente em seguir as recomendações do médico, é imprescindível obedecer aos 15 dias de repouso, trocar os curativos somente no consultório médico, deixar o esforço físico para um mês após a operação e tirar a cinta modeladora somente para tomar banho.
Em 2004, 30% das cirurgias plásticas realizadas foram feitas na região do abdome. Com a introdução dessa nova técnica, é provável que esse número aumente ainda mais, contando agora com a perfeição do resultado estético.
Atualizado em 6 Set 2011.