Mesmo com o corpo em forma, as mulheres travam uma eterna briga com a balança para perder aqueles sacrificados "3 quilos". Para atender a este público que procura soluções milagrosas, shakes, pílulas miraculosas e até chás com um mix de ervas são colocados à venda e prometem dar um chega pra lá nas gordurinhas.
Surgindo como a nova sensação do mercado dos emagrecedores, a Ração Humana, um mix de fibras composto por, entre outros produtos, linhaça, açúcar mascavo, guaraná em pó, gérmen de trigo, aveia, gergelim e castanha, promete ser um auxiliador no emagrecimento sendo necessário apenas a substituição de uma das refeições diárias por este farelo.
Segundo a nutricionista da Unifesp Camila Leonel, o uso desta ração deve ser feito de maneira prudente, sem criar grandes expectativas. "No geral, mesmo sendo ingeridas em poucas quantidades, as fibras dão uma maior saciedade, o que dá a impressão de perda de peso. É preciso tomar cuidado porque ela é um complemento à alimentação, sozinho ela não emagrece", alerta.
Outra precaução é a escolha da mistura, que podem ser encontradas em diversas versões. Para os diabéticos, as composições com açúcar mascavo não são nada interessantes. Já os com castanha ou amêndoas, não são indicados para os alérgicos a estes frutos. As que possuem derivados do trigo são contraindicados para os que têm intolerância ao glúten.
A nutricionista frisa que é importante seguir uma dieta saudável, com muitas frutas, carnes magras e folhas para obter resultados satisfatórios. Além disso, utilizá-lo sozinho, substituindo-o por uma refeição, como é feito pela maioria dos adeptos, não é recomendável. "Pessoas que fazem somente o uso desta ração por mais de quatro meses, podem desenvolver uma anemia se já tiverem pré-disposição à doença", explica.
Dietas ricas em fibras, como esta, precisam de líquido para apresentar efeito. Uma dica importante para facilitar o uso do farelo é ingeri-lo com leite, iogurte ou suco.
Para não cair na rotina, o inclua alternadamente nas suas refeições diárias, revezando no café da manhã, almoço e jantar.
Foto: Getty Images
Atualizado em 10 Abr 2012.