Guia da Semana

Considerado o primo modesto entre os demais da sua família, o feijão branco, maior e mais cremoso que os demais, é um importante aliado no processo de emagrecimento quando consumido em forma de farinha.

Isto é o que mostrou a pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Durante 8 semanas, cinquenta adultos obesos se submeteram a uma dieta saudável, sendo que somente metade ingeriu a mistura de feijão antes das refeições, e os demais, sem saber, uma farinha ausente de efeitos.

No final da experiência, quem comeu o extrato de feijão branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os demais participantes.

A mistura garante que cerca de 20% do carboidrato dos alimentos não seja absorvido pelo organismo. Para obter este efeito, a receita é bem simples: basta ingerir, meia hora antes das duas refeições principais do dia, uma colher rasa da mistura diluída em água ou então, acrescentada a preparações diversas.

De acordo com a nutricionista da Unifesp Camila Leonel, não se deve caracterizár a mistura como um recurso milagroso. "Seu consumo deve ocorrer dentro de um contexto de alimentação saudável, cuja função principal é auxiliar no correto funcionamento do organismo, favorecendo assim, a manutenção do equilíbrio do corpo e de nossa saúde e bem-estar", explica.



O feijão branco é usualmente visto na forma de salada. Já a farinha pode ser adicionada a massa de pães, bolachas/biscoitos, bolos, panquecas, assim como acrescentada em molhos, risotos, cremes, recheios e farofas.

O recomendado é, no máximo, 1g por dia, pois usado em quantidades maiores pode causar efeitos colaterais como problemas intestinais, diarréia e náuseas, em função da forte presença de fibras e do amido (carboidrato), que é fermentado pelas bactérias presentes no intestino.

"Mas vale a pena lembrar que a alimentação faz parte de todo o conjunto de estilo de vida saudável, que envolve ser fisicamente ativo, basear a alimentação em produtos variados e coloridos, proveniente das frutas, vegetais, grãos e cereais e limitar o consumo de gorduras saturadas, trans, sal e açúcares e doces em geral", alerta a nutricionista.

Aprenda a fazer:
* Depois de lavado normalmente, seque bem o feijão, no sol ou sobre o papel toalha;


* Triture no liquidificador e peneire. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades, para que o extrato não fique velho;


* Guarde-o em um pote com tampa.

Fotos: Getty Images.

Atualizado em 6 Set 2011.