Guia da Semana

Stock.xchng

É tempo de comprar presentes. A época do Natal agita o dia a dia de milhões de paulistanos - que invadem as ruas e os shoppings em busca de presentes para os seus filhos, familiares e amigos, secretos ou não. Mas a grande maioria deles não se lembrará das milhares de famílias que não terão o que comer no dia de Natal, muito menos das incontáveis crianças que não receberão a visita do Papai Noel.

No último dia 7 de dezembro - o já tradicional ponto de encontro dos consumidores paulistanos e de todo o Brasil - a região da 25 de Março registrou um fluxo de um milhão de pessoas¹, 15% a mais que o mesmo final de semana em 2006. A ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) estima para este mês um crescimento médio de 15% nas vendas em comparação a dezembro de 2006¹. Já, o Grupo Pão de Açúcar planeja fechar o mês tendo vendido 80% a mais brinquedos em relação à mesma época no ano passado¹.

´Amigos secretos´ pipocam em todos os círculos. Pais e mães se esforçam para comprar os melhores brinquedos para seus pequenos. Os mais gulosos já sonham com a fartura na ceia. Mas no país com o maior número de católicos (74% da população total²) em todo o mundo, tenho a impressão de que a troca de presentes, símbolo tão significativo do Natal, passa longe da concepção original de solidariedade ofertada a todos os excluídos sem acesso à vida boa e abundante que Cristo nos proporciona. Ao contrário, a tradição nascida dos agrados trazidos pelos reis magos ao menino Jesus se confunde com a febre consumista e justifica a utilização descompensada do décimo terceiro salário.

Este ano, na empresa em que trabalho, optamos por não realizar o tradicional ´amigo secreto´. Ao contrário, todos os funcionários doaram o dinheiro que seria gasto com estes presentes para que se comprassem brinquedos, roupas e materiais para uma instituição de caridade. Certamente, isto não fará com que nos sintamos tão bondosos como uma Madre Teresa; mas trará o real significado de um dos símbolos do Natal para estas poucas dezenas de crianças que receberão seus presentes do bom velhinho.


fonte¹: Estadão - 11 de dezembro de 2007 - http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071211/not_imp93818,0.php

fonte²: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica_no_Brasil



Leia as colunas anteriores do João:

? In be tween - comprando que nem os adultos: A nova geração trocou a infância para consumir produtos e marcas como os adultos


? Sociedade de consumismo: Consumir não é pecado, é necessário apenas ter consciência




Quem é o colunista: Apenas um rapaz latinoamericano

O que faz: Estuda sobre as Ciências do Consumo e trabalha com internet

Pecado gastronômico: Pão e chocolate

Melhor lugar de São Paulo: As ruelas e praças tranquilas

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.