Guia da Semana

Getty Images

Se o Brasil é o país do carnaval, o que vai ser de nós durante o resto do ano? Essa é a pergunta que não quer calar... Se eu não me engano, há um mês o ano começou e, desde que passou o papo de réveillon, eu só escuto e vejo ensaios de escola de samba.

Ok. Carnaval é divertido. Escola de samba tem o seu glamour, além de dar emprego a centenas de pessoas, mas eu ainda acho muito pouco reduzir o ano a essa data. Carnaval é festa, é folia, é beijo na boca... E o resto do ano, o que é? É a espera do próximo carnaval?

Vamos lá. Na semana do carnaval eu não consegui assistir na televisão, a não ser nos canais gringos, algum programa que não falasse do assunto. Até a novela se incumbiu de botar um desfile de escola de samba no meio do roteiro. E haja bateria pra sambar... É mulher pelada pra tudo quanto é lado: rainha de bateria, madrinha da escola, destaque do carro tal e sei lá mais o quê! E por falar nisso, quanta mulher bonita, diga-se de passagem!

Mas esse não é o único motivo que me faz achar o carnaval de hoje diferente de antigamente. Lembro que na minha infância eu ia a matinês em clubes com minhas irmãs, primos e vizinhos, cheias de crianças pulando feito loucas. Na minha adolescência ainda tinha esse tipo de festa, mas era à noite, e quem pulava eram os meninos de 15 anos. Hoje em dia essas festinhas estão quase extintas. Minha irmã, por exemplo, tentou levar minha sobrinha em uma dessas matinês, mas não conseguiu porque elas simplesmente não existem mais. (Não na cidade delas, pelo menos)

E é disso que sinto falta no carnaval. Estou meio cansada dessa folia atual. Mas, mesmo quem não gosta da data tem que admitir, carnaval é necessário nesse país. É um momento em que todos se divertem, não importa a classe social (claro que de maneiras diferentes) e esquecem dos outros problemas que o país está enfrentando e as crises que estão rolando. Para um povo que passa o ano contando o dinheiro para pagar os impostos que vão parar no bolso de sabe-se lá quem, no carnaval pode se dar ao luxo de simplesmente esquecer e curtir.

No entanto, como tudo tem seu fim, o carnaval chegou ao seu. Nessa semana, oficialmente começa o ano. Quarta-feira de cinzas não tem clima para a volta ao trabalho e à "vida normal", segunda-feira é o dia. Portanto mãos à obra! É o fim da cidade grande vazia, é a volta do trânsito, é a praia tranqüila novamente e a espera do próximo feriado! Vamos lá pessoal. Ainda tem muita coisa pra acontecer no ano, muitas datas para comemorar e muitos feriados para viajar e bagunçar! Só espero que a festa continue para todos e... Bom re-começo de ano!


Leia as colunas anteriores da Maria Fernanda:

? Ano Novo e fim de promessas: Ano novo, vida nova? Chega de promessas repetidas, vamos mudar de atitude em 2008!

? A revolução masculina: Virilidade X Vaidade. A colunista pontua os temas, como a questão dos pêlos, depilar o incomodar?

? A era Playstation: Por que o Playstation causa tamanho fascínio entre os homens?




Quem é o colunista: Maria Fernanda Pauli

O que faz: Jornalista e assessora de imprensa

Pecado Gastronômico: Comida mexicana

Melhor lugar do Brasil: Praia da Baleia e a minha casa...

Para falar com o Ale: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.