Foto: Getty Images |
Sempre que chega o verão, muitas pessoas começam a correr atrás do tempo perdido de malhação, lotando as academias de todo o país. A preocupação com a saúde, além da estética e da beleza, são os maiores incentivos para passar horas na esteira, na piscina ou nos aparelhos de musculação. Mas adianta chegar na praia, arrasando no biquíni, se o seu cabelo não refletir os cuidados que você mantém com o resto de seu corpo?
De acordo com o médico tricologista, Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo, a mulher não deve prender suas madeixas durante a malhação, seja com o uso de elásticos ou presilhas, que puxam os fios e podem causar uma doença conhecida como alopecia de tração, caracterizada pelas famosas entradas na lateral da testa.
Segundo o especialista, prender o cabelo diariamente pode prejudicar o músculo eretor do pelo, que fica dentro do couro cabeludo. Para solucionar o problema e não ficar desconfortável na hora do treino, o método mais aconselhado é usar um boné e passar os fios pela abertura de regulagem de tamanho. O método elimina a tração da raiz do fio, através do apoio do volume dos cabelos no boné.
Cuidados regulares também são fundamentais, como explica a dermatologista Denise Steiner. "Assim como a pele, os fios também merecem proteção. Por isso é preciso fazer uso de todos os métodos para impedir a desidratação capilar, como bonés, toucas de natação, filtro solar e cosméticos", aconselha a médica.
Na piscina
Quem pratica atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, deve ficar atenta ao tipo de tratamento utilizado na água. De acordo com a gerente do departamento aquático da academia Cia Athletica do Rio de Janeiro, Renata Rodrigues, é importante informar ao cabeleireiro se você treina em piscina salinizada, clorada, ou de tratamento com ozônio.
Usar a touca de natação também é fundamental. É ela que garante a dupla proteção aos fios, agindo contra os agentes químicos da água e prevenindo a queda capilar durante o exercício. Atualmente, as toucas são feitas de materiais siliconados, ou em látex, que são maleáveis e não quebram o fio de cabelo.
Para garantir o máximo de proteção, Renata aconselha prender os cabelos em coque e usar uma touca de lycra sob a de silicone. O truque protege o cabelo contra quebras, fazendo com que uma menor quantidade de água entre em contato com os fios.
Logo após o uso, a limpeza da touca e dos óculos deve ser feita com sabonete neutro e água corrente. Além disso, colocar um pouco de talco no interior do equipamento ajuda a evitar o ressecamento do material, garantindo uma durabilidade maior.
O cloro é o vilão?
Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, ao contrário do que muita gente imagina, não é o cloro que deixa os cabelos, (principalmente os loiros) com uma coloração esverdeada. "Na verdade, o que deixa o cabelo com este tom é o cobre, aplicado na água para combater algas e bactérias".
Para evitar o ressecamento, a dermatologista indica a aplicação de cremes hidratantes, antes do exercício, e lavagem cuidadosa no pós-treino. "Após a atividade é preciso retirar os resíduos de cloro e cobre, além das substâncias químicas conservantes e bactericidas, fazendo uso de xampu, condicionador e leave-in, para manter o condicionamento do fio".
Na opinião de Barsanti, pessoas de cabelo tingido também podem sentir diferença na coloração dos fios ao entrarem em contato com águas de fontes termais, pois estas são ricas em enxofre, que, assim como o cobre, desbota a coloração do cabelo.
Foto: Getty Images |
Cuidados na academia
Para as que malham em academias, a coordenadora de natação da unidade Oscar Freire da academia Competition, Alessandra Toassa, recomenda o uso de faixas ou lenços para prender o cabelo. "Além da função estética, eles auxiliam no desconforto de sentir o suor escorrer pelo rosto." Outra dica é utilizar tolhas, que além de auxiliar na absorção de fluídos, contribuem para a higiene dos aparelhos.
Ao término da atividade física, caso o suor não seja excessivo, não é necessário lavar os fios. Lave o cabelo em dias alternados, já que vivemos em um país tropical, onde sol constante aumenta a quantidade de sudorese, o que pode aumentar a oleosidade capilar.
Na hora da secagem, a cabeleireira Carla Valéria, do salão Academia da Beleza, da academia Rio Sport, aconselha utilizar uma toalha felpuda, ao invés do secador, além de evitar apertar os fios de cabelo e esfregar o couro cabeludo. "Caso o uso do secador seja indispensável, é melhor passar um protetor térmico nos cabelos", aconselha.
Sob o sol
O fio de cabelo é uma haste que contém células e proteínas. A parte mais externa é composta de uma cutícula, com escamas encaixadas umas nas outras. Com a radiação ultravioleta, essa cutícula se abre e a radiação solar atinge a camada mais interna do fio. O processo deixa o cabelo mais ressecado e quebradiço, com tendência a ficar com colorações mais opacas.
Por essa razão, é sempre prudente se proteger do sol ao realizar qualquer exercício ao ar livre. Existem filtros solares específicos para a realização de atividades esportivas, com mais adesão à pele e maior resistência à água e ao suor. Também é importante é ficar atenta ao fator de proteção solar (FPS), que sempre deve ser superior a 15, para bloquear os efeitos nocivos da exposição aos raios ultravioleta.
Além dos danos provocados pelo sol, é importante prestar atenção em outro agente natural, considerado um vilão para quem treina fora da academia: o vento. "Além de emaranhar o cabelo, o vento pode deixar o cabelo quebradiço. Caso a mulher não tenha um cuidado extremo ao desembaraçar após uma ventania, o cabelo ficará ainda mais quebrado e danificado", alerta o o cabeleireiro Edy Clemente, do Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro.
Confira abaixo as principais dicas para manter a saúde dos fios em dia:
Cuidados com os cabelos ? Use bonés, viseiras e filtro solar nos os cabelos ao praticar atividade ao ar livre. ? Após os exercícios, penteie os cabelos com pentes de madeira com dentes largos, que diminuem a eletricidade dos fios. ? Ao lavar, utilize água na temperatura de morna a fria, para não estimular a oleosidade. ? Não esfregue a toalha no couro cabeludo. Isso ajuda a evitar a queda capilar por causas físicas. ? Se for usar secador, opte pela temperatura morna e mantenha uma distância de pelo menos 30 centímetros entre o aparelho e os fios. ? Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. ? Lave o cabelo em dias alternados. ? Realize uma hidratação capilar a cada 15 dias. |
Colaboraram:
? Luciano Barsanti
? Alessandra Toassa
? Renata Rodrigues
? Edy Clemente
? Carla Valéria
? Denise Steiner
? Valéria Marcondes
Fone: (11) 3672-5911
Atualizado em 10 Abr 2012.