Guia da Semana

Os relacionamentos devem se basear muito mais em laços de amizade que de dependência. O psicoterapeuta Flávio Gikovate defendeu essa tese em sua primeira grande obra a respeito do amor, em 1990. Em toda sua produção seguinte ele trata do tema com base nos fundamentos que aparecem neste texto. No livro Uma nova visão do amor (232 p., R$ 47,90), ele tece relações entre amor, casamento, solidão e individualidade, e propõe uma nova maneira de enxergar a relação entre duas pessoas.

O autor parte do princípio de que o amor, por ser considerado o mais nobre dos sentimentos, raramente é associado a elementos negativos, o que impede uma reflexão crítica sobre ele. Além disso, o quase obrigatório contraponto entre esse sentimento e a razão leva à depreciação da segunda.

Por isso, Gikovate apresenta novas formas de relacionamento, baseadas na consciência de que somos seres plenos e não apenas metades em busca de complemento. O amor é um sentimento que temos pela pessoa cuja presença provoca a sensação de paz e aconchego perdida ao nascer.

Atualizado em 6 Set 2011.