Guia da Semana

www.tecaeromex.com

Faça inveja aos amigos milionários. Enquanto eles chegam a algum evento pilotando uma Ferrari, um Porsche ou até mesmo um Jaguar, você pode surpreendê-los fazendo uma entrada triunfal pelos ares! Isso é possível a bordo de um Rocket Belt, recriação da empresa TAM - Tecnologia Aeroespacial Mexicana.

www.tecaeromex.com
É uma espécie de foguete individual que se parece com uma mochila/colete e vem com um motor acoplado. Este é o tipo de máquina de vôo que milhões de pessoas já viram nos filmes de James Bond e na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Los Angeles (foto), em 1984. Por muitos anos, apenas um rocket belt estava voando em todo o mundo, mas, em 2005, a TAM acabou com o monopólio de mais de 20 anos.

Por US$ 250 mil é possível comprar um. A TAM é a única empresa do mundo que produz um pacote completo do rocket belt, customizado para o peso e o tamanho de um piloto (limite de peso até 136 kg). A companhia usa a mais avançada tecnologia, além de materiais aeroespaciais.

Colete de fibra de vidro customizado
www.tecaeromex.com

Foi comprovado que o equipamento apresenta um design estável e fácil de voar. Ainda vem com uma máquina especial própria que estoca o combustível. Está incluso na compra um pacote de dez vôos treinamento, além de toda manutenção, instruções, moradia, alimentação e supervisão de especialistas 24 horas.

História

O Rocket Belt se baseia numa pequena estrutura de propulsão individual amarrada às costas de uma pessoa, capaz de fazer um homem ou mulher voar rápido e seguramente, ou saltar pequenas distâncias, como rios ou ribanceiras, aterrissando logo à frente.

Durante a década de 60, os militares americanos estudaram seriamente este aparelho como potente ajuda para combater soldados, idealizado para situações taticamente difíceis e também para cruzar campos minados.

www.tecaeromex.com

A idéia do funcionamento de um rocket belt é creditada ao engenheiro Wendell Moore, da Bell Aerosystems. O Exército negociou com Bell a fabricação do SRLD (small rocket lifting device) - ou invenção de um pequeno foguete propulsor - e um contrato como recompensa para o Comando de Transporte, Pesquisa e Engenharia do Exército por estudos e testes de praticabilidade militar. Moore foi nomeado diretor técnico do projeto. Sob contrato, um foguete de 127 quilos de propulsão a motor foi feito e testado. O peróxido foi o combustível escolhido como o mais seguro para uso pessoal. Funciona simplesmente com a expulsão de oxigênio e vapor d´água altamente pressurizados, enquanto o operador veste um colete de fibra de vidro adaptado para segurança.

Harold Graham foi o primeiro piloto do mundo a experimentar o vôo livre em um Rocket Belt, em 20 de abril de 1961. Após 36 vôos, Graham voou livremente com sucesso a 16 km/h, por 13 segundos, a uma distância de 34 metros.

A pequena duração do combustível para o foguete não era suficiente para o aparelho atuar durante o combate militar e a idéia acabou sendo abandonada. Apesar disso, essa máquina provou que é fantástica e espetacular para empolgar multidões em eventos.

Atualizado em 6 Set 2011.