Na reta final do Campeonato, Interlagos recebe mais uma vez o circo da Fórmula 1 para uma temporada que, sem dúvidas nenhuma, é a mais equilibrada de todos os tempos. Aritmeticamente cinco pilotos de três equipes disputem a chance de se sagrar campeão mundial de pilotos, mas apenas um pode sair do Brasil com as duas mãos na taça e uma corrida de antecedência. Na sua 39ª edição, o GP do Brasil promete mais uma vez muita velocidade e adrenalina para os fãs do automobilismo, entre os dias 5 e 7 de novembro.
Último GP
O excesso de chuva e a falta de aderência do asfalto no circuito recém inaugurado de Yeongam tiraram o sono dos pilotos e das equipes durante o penúltimo final de semana de outubro. Por precaução, a prova começou com safety car e a largada foi autorizada na 18ª volta, com Sebastian Vettel na liderança, seguido por Webber e Alonso. Uma volta depois, por descuido, Webber pisou na zebra, rodou, acertou o muro e estava fora da corrida.
Vettel perdeu a liderança quando sentiu dificuldades na freada das curvas, perdeu rendimento na reta dos boxes e foi ultrapassado por Alonso e Lewis Hamilton. O motor estourou. Alonso conseguiu abrir uma boa vantagem para Hamilton e caminhou com tranquilidade para sua quinta vitória na temporada 2010, reacendendo a disputa pelo título.
Reviravolta
Desacreditado e em terceira posição até o último GP, o espanhol saiu do conturbado GP da Coreia do Sul como uma fênix das cinzas. Após o vacilo de seus concorrentes diretos e contando com a sorte, ganhou forças, vitórias e pontos a mais que seus adversários, assumindo a liderança do Mundial de Pilotos e se transformando no franco favorito na conquista do campeonato.
Não é pra menos. Nas sete últimas corridas, Alonso foi ao pódio seis vezes, com a exceção do GP da Bélgica, quando bateu. Ao todo, foram quatro corridas vitoriosas, um segundo e outro terceiro lugar, somando 133 pontos nessas provas. Para os adversários, o sinal amarelo já foi acionado. Mark Webber, até então líder, fez 92 pontos; Sebastian Vettel oitenta e Lewis Hamilton conseguiu 65. Com a liderança, Alonso soma 231 pontos, 11 à frente de Webber, o vice. Hamilton sobe para o terceiro, 21 atrás, e Vettel despenca para a quarta colocação com 206.
O sonho do tri de Don Alonso de las Astúrias parece muito mais real, ainda mais em um autódromo que foi responsável pelas suas coroações com os dois títulos mundiais (2005 e 2006). No GP do Brasil, basta uma vitória e o quinto lugar do australiano Webber para a consagração do tricampeonato. Se a equipe do touro vermelho quiser levar a taça para casa, terá que dar a preferência ao australiano, fazendo-o vencer as duas provas que restam com Alonso, na pior das hipóteses, em segundo.
Para conseguir a façanha, a Ferrari conta com uma preciosa ajudinha de Felipe Massa para antecipar a conquista de Alonso. O piloto brasileiro conhece o circuito como ninguém e não medirá esforços para evitar a decisão em Abu Dhabi. Mesmo assim, será muito difícil definir um campeão antes da última corrida.
Como acompanhar
Como acontece em todos os anos, faltando pouco mais de uma semana para a corrida, a maior parte dos ingressos foi adquirida pelo público para o GP Brasil de Fórmula 1. Para quem não dispensa ouvir de perto o ronco dos motores, restam apenas ingressos dos setores VIPs para os três dias (treino livre, classificatório e corrida), com direito a visita aos boxes das equipes.
Os valores vão de R$ 4.690,00, no setor Orange Tree Club, até R$ 13.850,00, no Paddock Club. Na sexta, o primeiro treino livre acontece às 10h e o segundo, às 14h. Já no segundo, inicia às 11h e acaba às 12h. A corrida está programada para o domingo às 13h30. Durante os três dias, também acontecem as competições de Fórmula 3 e o Porsche Cup. Quem não puder ir ao autódromo pode acompanhar a transmissão da Rede Globo nos três dias. Além disso, ao longo da programação, a emissora transmite informações sobre as movimentações das equipes e pilotos.
Relembrando o público fã do esporte, até 7 de novembro acontece no Anhembi o 26º Salão Internacional do Automóvel. O maior e mais importante evento automobilístico da América Latina completa 50 anos e traz as principais tendências e inovações do setor. Os ingressos são vendidos em postos e na própria feira, com o custo de R$ 40,00 (adulto) e R$ 30,00 (criança).
Atualizado em 6 Set 2011.