Guia da Semana

Os sapatos ditam a moda e quando se trata de uma marca italiana, o assunto fica ainda mais refinado. Brilhantes, foscos, de camurça ou couro, além do material, seus nomes são sinônimos de luxo e elegância. Prontos para aguentar qualquer pisada, estão ali, abaixo de todos, porém não passam despercebidos aos olhos de quem entende do assunto. Tendência nas passarelas mundo afora, marcas como Versace, Prada, Gucci, Dolce e Gabbana, entre outras, estampam vitrines de lojas de requinte e fazem a cabeça de muitos clientes atentos à moda e preocupados com o visual. Conheça mais sobre essas grifes e alguns modelos em alta no mercado.

Gosto refinado

Diferentes de anos atrás, não somente as mulheres são aficionadas em sapatos. O público masculino é hoje uma grande parcela dos consumidores de pisantes em lojas de grifes. "Os sapatos italianos são puro estilo e os melhores do mundo. As marcas demonstram este fato. As novas tendências nascem na Itália e depois se espalham pelo mundo", afirma o Personal Stylit e consultor de imagem Alexandre Taleb.

Para não errar na escolha do vestuário, a combinar com o acessório, o usuário deve seguir uma linha básica. "No social - com terno ou camisa e calça social - o sapato e o cinto devem ser da mesma cor. Já a meia deve seguir necessariamente a cor do sapato", alerta Alexandre.

Foto: Getty Images


Versace

Gianni Versace foi fundada, em 1978 , por Gianni Versace. A primeira foi aberta em Milão, na Via della Spiga, e foi logo sucesso. Hoje em dia, a Versace é uma das mais importantes marcas de moda voltada ao luxo e glamour de todo o mundo e comercializa roupas, acessórios, perfumes, cosméticos, artigos de decoração para o lar e jóias.

Dolce & Gabbana

Criada pelo estilista siciliano Domenico Dolce e pelo vêneto Stefano Gabbana, em Milão, na, a grife é muito popular entre estrelas como os jogadores de futebol David Beckham e Alexandre Pato, o ator Mathew McConaughey e o modelo Jesus Luz . Sua primeira loja foi aberta nos Estados Unidos em 1985 na cidade de Houston e hoje estão espalhadas ao redor dos principais centros da moda do mundo.

Foto: Getty Images


Prada

Inaugurada em 1913, no início de sua história, a grife era especializada em malas de viagem, bolsas e artigos em couro. Porém, os rumos mudaram quando a direção de arte passou para a sobrinha do proprietário Miuccia Prada. A estilista participou de movimentos estudantis e quis trazer para suas coleções uma forma inteligente, bem informada e ousada, o que deu muito resultado. A grife também possui outras marcas, como a Miu-miu, voltada para um público mais jovem e já até figurou no filme O Diabo veste Prada em 2003.

Gucci

Fundada por Guccio Gucci em Florença, por volta de 1921, a também chamada Casa Gucci começou com a fabricação de peças de couro feitas artesanalmente pela família. Depois de da entrada de Tom Ford ao grupo, foi atribuído um novo look, popularizando a marca por todo o mundo. A marca é recordista mundial de vendas italianas, opera cerca de 425 lojas em todo o planeta e vende seus produtos em lojas franqueadas de luxo. Além disso, participa dos principais eventos de moda mundiais.

* Os modelos podem ser adquiridos no site Raffaello Network.

Atualizado em 10 Abr 2012.