Foto: divulgação/GP do Brasil |
Na madrugada do dia 16, começa oficialmente 2008 para os amantes da Fórmula 1, com o GP da Austrália. Para aqueles que acreditam que a categoria não possui mais a dose necessária de dinamismo e adrenalina para fazer com que o público acorde cedo em pleno domingo, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) reserva algumas surpresas.
Dois novos GPs, Cingapura e Valência, foram incluídos no calendário. Além disso, buscando dar mais competitividade à disputa e mostrando que também se preocupa com o meio ambiente, a federação realizou algumas mudanças significativas no regulamento. Confira quais são elas:
Controle de tração: A mais badalada de todas as mudanças. O controle de Tração é um mecanismo que previne a "patinação" das rodas do veículo, caso o piloto acelere demais. Ele foi banido, com o intuito de aumentar a competição e salientar as habilidades do piloto. O grande problema é que o risco de colisão, derrapagem e saída de pista, coisas que podem causar graves acidentes, são bem maiores.
Foto: divulgação/GP do Brasil |
Treinos: A que mais será visível ao público, é a adaptação feita ao sistema de treinos e voltas de qualificação. Elas serão organizadas da seguinte forma:
Q1: Será prorrogado o tempo para 20 minutos. Os 15 melhores corredores passam para a próxima etapa.
Q2: Quinze minutos de voltas. Os dez melhores passam para a faze seguinte.
Q3: 15 minutos para a definição do grid de largada. Os carros não poderão mais abastecer, portanto, terão que iniciar a corrida com a mesma quantidade de combustível que terminaram a classificação.
Além disso, o sistema de monitoramento dos carros será integrado, para que nenhuma equipe se utilize de algum artifício que burle as novas regras estabelecidas. A competição será muito mais acirrada e os pilotos terão que provar que realmente são merecedores de seus resultados, mas nem todos acreditam que isso é uma boa coisa.
Foto: divulgação/GP do Brasil |
Um campeonato sem favoritos
Uma das tarefas mais difíceis de 2008 é tentar definir quem leva para casa o tão sonhado troféu de campeão do mundo. Depois da concorrida disputa de 2007, não há como prever quem se dá melhor nesse jogo.
Foto: divulgação/GP do Brasil |
O inglês Lewis Hamilton, da MacLaren, vem como um dos grandes favoritos ao título, mas seu novo colega de equipe, Heikki Kovalainen, já deixou bem claro que não vem para sonhar baixo e pretende sim dar bastante trabalho ao companheiro.
A Ferrari não fica de fora dessa grande indecisão. Com dois ótimos pilotos, o brasileiro Felipe Massa e o atual campeão Kimi Raikkonen, o novo carro vem com muitas melhorias e, até o momento, mostra ser o veículo com maior melhora de desempenho de uma temporada para a outra.
Não há como esquecer do espanhol, bi-campeão do mundo, Fernando Alonso. Na Renaut, o esquentado piloto tem como meta tomar de volta o título que, no ano passado, ele acreditava ser dele. Nelsinho Piquet também entra nessa briga, como segundo piloto da escuderia. Com ótimos resultados nos treinos, ele também vai atrapalhar a vida de quem tentar chegar na frente.
Como em toda disputa, ainda existem as surpresas. Onze equipes brigam por um único prêmio, então não há como desconsiderar a possibilidade de um azarão levar a melhor nesse duelo de titãs e provar que ainda vale a pena grudar os olhos na TV e se emocionar com cada pódio, cada GP e cada nova vitória.
Confira o calendário das corridas:
Data | GP |
16/03 | Austrália |
23/03 | Malásia |
06/04 | Bahrein |
27/04 | Espanha |
11/05 | Turquia |
25/05 | Mônaco |
08/06 | Canadá |
22/06 | França |
06/07 | Inglaterra |
20/07 | Alemanha |
03/08 | Hungria |
24/08 | Europa (Valência) |
07/09 | Bélgica |
14/09 | Itália |
28/09 | Cingapura |
12/10 | Japão |
19/10 | China |
02/11 | Brasil |
Atualizado em 6 Set 2011.