Guia da Semana

Fotos: Site oficial
O Milan foi o primeiro a entrar no campeonato


O projeto que existe desde 2005 está pronto para sair dos boxes e invadir as pistas. A Fórmula Superliga foi criada para unir dois esportes mundialmente conhecidos e envolventes, futebol e automobilismo. São modalidades capazes de atrair uma legião de curiosos e fanáticos que estarão presentes em uma só área, o asfalto.

Com essa idéia, o inglês Robin Webb e o espanhol Alex Andreu -especialista em marketing esportivo, fundaram a FSL, que conta com 20 carros para competir anualmente, cada um ostentando as cores dos seus times de futebol, sejam nacionais ou internacionais.

Nenhum dos clubes futebolísticos que vão participar terá que contribuir financeiramente, todos estarão presentes para divulgar a marca e chamar o público, dando ao campeonato seu total apoio e independência. "É uma ótima fonte de renda e publicidade instantânea para os clubes, que poderão além reforçar os caixas, divulgar a marca para todo o mundo e, quem sabe, angariar novos torcedores", revela o executivo financeiro Robin Webb.

A jogada financeira para que os times não invistam diretamente na modalidade automobilística foi firmar parcerias com empresas do ramo, com a finalidade de unir o conhecimento em carros e a euforia contagiante dos gramados. Todas as escuderias possuem seus parceiros, como os dois clubes brasileiros Flamengo e Corinthians, que trabalham respectivamente com a Team Astromega (Holanda) e a Transatlantic Race Team Eurointernational (Itália).

Equipes

Dois anos após estudos e aprovações dos órgãos responsáveis, as primeiras escuderias aderiram à nova empreitada. O Milan, tradicional e poderoso clube italiano, foi o primeiro a prometer sua participação. Em seguida, vieram PSV Eindhoven, FC Porto e Olympiacos. Ainda em 2007, Borussia Dortmund, RSC Anderlecht, Flamengo, FC Basel e Galatasaray se juntaram ao grupo.

Neste ano, Sevilha FC, Corinthians, Rangers, Al Ain, Beijing Gouan FC, Roma e Tottenham Hotspurs confirmaram presença nesta nova categoria da velocidade. O último a ingressar foi um dos maiores clubes ingleses, o Liverpool.

Formação
? AC Milan (Itália)
Piloto: Robert Doornbos (holandês).

? Al Ain Club Badge (Emirados Árabes)
Piloto: Andreas Zuber (austríaco).

? AS Roma (Itália)
Piloto: Enrico Toccacelo (italiano).

? Beijing Guoan FC (China)
Piloto: Davide Rigon (italiano).

? BV. Borussia 09 e.V. Dortmund (Alemanha)
Piloto: Christian Danner (alemão).

? Clube de Regatas Flamengo (Brasil)
Piloto: Tuka Rocha (brasileiro).

? FC Basel (Suiça)
Piloto: Max Wissel (suíço).

? FC Porto (Portugal)
Piloto: Tristan Gommendy (francês).

? Galatasaray Spor Kulubu (Turquia)
Piloto: Jason Tahincioglu (turco).

? Liverpool FC (Inglaterra)
Piloto: Não definido.

? Olympiacos Fan´s Club of Piraeus (Grécia)
Piloto: Daniel la Rosa (alemão).

? PSV Eindhoven (Holanda)
Piloto: Yelmer Buurman (holandês).

? Rangers FC (Escócia)
Piloto: Ryan Dalziel (escocês).

? Royal Sporting Club Anderlecht (Bélgica)
Piloto: Não definido.

? Sevilha FC (Espanha)
Piloto: Borja García (espanhol).

? Sport Club Corinthians Paulista (Brasil)
Piloto: Não definido.

? Tottenham Hotspur (Inglaterra)
Piloto: Não definido.



Design do carro

A empresa Élan Motorsport Technologies, sediada em Atlanta (EUA) é a atual responsável pelo desenvolvimento dos carros da Fórmula Superliga. Além disso, também produzem os "possantes" da categoria Indy. O design do novo modelo é bastante parecido com o da Fórmula 1 e será equipado com um motor V12 de 750 cavalos e 4,2 litros.

Os veículos da nova categoria terão chassis de alta performance, medindo aproximadamente dois metros de largura, com o corpo aerodinâmico propício para criar mais oportunidades de ultrapassagem. Todo o conteúdo já foi testado e está de acordo com as normas de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O Galatasaray também está na corrida



Disputa

Grid de largada: Os treinos classificatórios acontecem aos sábados que antecedem a corrida. As equipes são dividas em dois grupos, os quatro melhores colocados de cada um passam para outra fase. Esses oito carros disputam, de dois em dois, o melhor nas voltas que ocorrerem para tomada de tempo. Ao término, quatro se classificam para a fase seguinte. A semifinal ocorre em etapas de três voltas rápidas para cada carro, decidindo os dois melhores que vão disputar a pole position.

Corrida: São duas baterias disputadas no domingo, cada uma com 50 minutos de duração. A segunda largada acontece com o resultado final da primeira invertido. Ou seja, quem ganhar a primeira bateria larga em último na segunda e assim por diante. Os clubes lutam por um prêmio superior a 1 milhão de euros, em cada seção, e os pontos são concedidos em uma escala de primeiro ao último. O campeão da Fórmula Superliga será a equipe que obter o maior número de pontos até o final da temporada.

Circuitos

Pensando em ganhar espaço gradativamente no cenário mundial, a modalidade tem como objetivo fechar a temporada de 2012 com 13 pistas pela Europa, além de outras quatro pelo resto do mundo, aumentando ainda mais a divulgação dos clubes evolvidos.

Seis etapas já estão confirmadas para este ano.

- Donington Park (Inglaterra): 30 e 31 de agosto.
- Nürburgring (Alemanha): 20 e 21 de setembro.
- Zolder (Bélgica): 4 e 5 de outubro.
- Estoril (Portugal): 18 e 19 de outubro.
- Vallelunga (Itália): 1 e 2 de novembro.
- Jerez (Espanha): 22 e 23 de novembro.

Atualizado em 6 Set 2011.