Guia da Semana

O consultor de etiqueta Fabio Arruda lembra que não existe brega ou chique. Ele acredita nas relações de boa educação e comportamento. "Ser brega é querer parecer uma coisa que não é e exagerar nas atitutes", completa.

Gafes:

Fotos: Sxc.hu


? Nunca, nunca mesmo, envie com o convite o endereço das lojas onde você deixou sua lista de presentes. É muito deselegante. Cabe a cada convidado telefonar para o número do RSVP ou para a casa dos noivos para se informar sobre a lista.

? Também não coloque a lista de presente no convite. Aquele monte de papel pendura deixa o produto feio.

? Todos os convidados devem ser chamados para a igreja e para festa. Se você não pode levar todos para a festa, então convide um menor número de pessoas para o evento, mas não deixe ninguém participando somente da cerimônia na igreja.

? Nunca deixe de agradecer os convidados. Eles esperam o momento em que os noivos vão se pronunciar sobre a presença deles e é o mínimo que deve ser feito pelo casal.

? Algumas tradições como o corte do bolo, o brinde dos noivos com os pais e a distribuição dos bem-casados no final da festa caem super bem. Outras tradições como cortar a gravata do noivo e vender os pedaços devem ser vistas com cautela. Muitos convidados ficam constrangidos com este tipo de brincadeira, pois estão sem dinheiro no dia e não podem contribuir. Isso é uma tradição norte-americana como escrever o nome das amigas no forro do vestido. Se for feito de maneira descontraída e na hora certa acaba sendo um momento bem divertido da festa.

?Em relação a vestidos de noiva, não existe o que é de mais moderno e tome cuidado com modismos, pois a data passa e as fotos ficam. Porém existem peças como braceletes, mantilhas, pontos de luz e cristais Swarosvski que vieram com tudo e não são modismos.

? Cuidado! Noiva que usa coroa, brinco, bracelete e pulseira tudo junto, pode correr o risco de ser "brega". Outro exemplo é a noiva de cabelo todo solto, mantilha e brincos exagerados, além de mulheres baixinhas com buquês grandes e de cores fortes.

? As gafes mais comuns acontecem quando os noivos decidem seguir modismos e incluir na festa tantas atrações que o casamento se descaracteriza. É importante seguir o seu estilo sem tentar copiar o casamento daquele artista famoso ou de algum colunável. Nem sempre o que foi feito por alguém famoso é o mais bacana e adequado.

Dicas:

? Sempre encomende 10% a mais de convites. Acredite, esse cuidado fica mais econômico do que pedir segunda impressão, mesmo que seja de uma pequena quantidade.

? A decoração de uma festa mostra ao convidado o que se deve esperar do evento, portanto deve ser compatível com o local, horário e tipo de cerimônia. Não adianta, por exemplo, investir muito no glamour da decoração se a festa servirá apenas um bufê de salgados.

? Seleção de músicas: a trilha sonora pode acabar com uma festa. Não podem faltar canções que remetem aos anos 60 e 70, mas músicas apelativas como determinados funks não são bem-vindas. Vale também a distribuição de acessórios durante o baile como uma forma das pessoas se divertirem e guardarem de lembrança.

? Os noivos não devem ter dó de gastar dinheiro com foto e vídeo, pois será a única lembrança que terão da cerimônia, portanto deve ser bem feito.

? Os tipos de fotografia dependem do fotógrafo. Alguns preferem as mais modernas, como por exemplo, a fotografia de todos os padrinhos e de todas as madrinhas, sem precisar tirar foto com um por um. A foto posada não se usa mais.

? Numa festa de casamento os noivos devem se preocupar com seus familiares, pois a festa é antes de tudo uma festa de família, na qual principalmente os pais acabam se envolvendo nas escolhas do casal.

Voltar

Atualizado em 10 Abr 2012.