Por Tatiana Carboni
Devo começar este artigo dizendo que foi muito difícil falar sobre algo no qual acredito, sou devota, canto mantras, acendo velas, incensos, invoco, converso... Faço puja - um verdadeiro ritual de adoração! Mas aqui vou eu, tentando levar a vocês um pouco sobre Ganesha ou Ganapati: o Deus mais generoso da cultura hindu.
Poderia ficar dias contando histórias ou explicando cada detalhe de sua bela imagem, mas irei resumir um pouco, para chegar na celebração dedicada a Ganesha nos meses de Agosto / Setembro. Em outra ocasião irei falar sobre suas qualidades, infinitas...
O Quarto de Ganesha
De acordo com a mitologia hindu, Ganesha, o Deus elefante, é filho primogênito de Shiva (Deus da destruição) e Parvati (Deusa da natureza). Ganesha é conhecido como Deus da prosperidade, prudência, astúcia, dos empreendimentos. É aquele que elimina os obstáculos, proporcionando sucesso e bem-estar. Quando nasceu, recebeu uma benção: todos os rituais, cerimônias, relacionamentos de importância mundiais, deveriam sempre começar com uma invocação a Ganesha. Os hindus veneram-no antes de dar início a qualquer atividade quotidiana: partir em peregrinação, viagens, iniciar as aulas, ou um negócio etc. Além de tudo, Ganesha é guardião da casa, protege lares e divindades domésticas de influências menos auspiciosas.
Quando uma pessoa reza para Ganesha nunca encontra obstáculos que não possa superar, pois Ele é o Deus da sabedoria, o suporte do Universo, que garante a seus devotos sucesso, tanto na vida espiritual quanto na material.
O dom de Ganesha para proteção de forças malévolas e para garantir começos auspiciosos, é considerada particularmente útil em determinadas alturas do calendário hindu. O ano religioso segue um ciclo lunar, com cada mês dividido em metades luminosas, durante as quais a lua cresce, e metades obscuras, durante as quais a lua decresce. A metade luminosa é auspiciosa, boa para começar novos projetos, enquanto que a metade obscura traz mais possibilidades de insucesso. O quarto dia desta metade é o mais perigoso, de modo que as pessoas fazem promessas ao deus, desejando evitar dificuldades. O quarto dia da metade luminosa do mês é conhecido como "Quarto de Ganesha": período mais auspicioso para iniciar novos projetos.
As melhores festividades ao Deus Ganapati acontecem no estado de Maharashtra - Índia. O "Quarto de Ganesha" acontece no mês de Bhradrapada (agosto/setembro), quando os pais de família colocam um murti (estátua) do Deus, feito de barro, em seus altares. Existe toda uma limpeza de purificação antes da chegada de uma estátua. Ganesha é venerado como um hóspede especial, com direito a puja - doces, sementes de gergelim, farinha de arroz, açúcar mascavo -, canções devocionais, oferenda de flores, incenso, fogo. Após, aproximadamente, 10 dias de rituais - sentindo a presença viva de Ganesha - sua imagem de barro é mergulhada na fonte de água mais próxima.
Assim, Ganesha, Ganapati, o Deus dos obstáculos, a manifestação do amor divino...regressa ao seu estado cósmico primordial.
Deixo aqui minha sincera gratidão por todos os obstáculos removidos. Agradeço sempre este Deus, que protege minhas jornadas diárias e meus caminhos. A quem sou devota e adoradora há mais de 5 anos.
Om Gam Ganapataye namah
(Om Ganesha, eu me curvo ante seus pés).
Om Shanti!
Tatiana Carboni - GuruWEB
[email protected]
Tatiana Carboni é jornalista, editora de conteúdo do Guruweb - especialista em assuntos esotéricos, yoga, meditação e hinduísmo.
Atualizado em 10 Abr 2012.