Guia da Semana

Por Tatiana Carboni


Devo começar este artigo dizendo que foi muito difícil falar sobre algo no qual acredito, sou devota, canto mantras, acendo velas, incensos, invoco, converso... Faço puja - um verdadeiro ritual de adoração! Mas aqui vou eu, tentando levar a vocês um pouco sobre Ganesha ou Ganapati: o Deus mais generoso da cultura hindu.

Poderia ficar dias contando histórias ou explicando cada detalhe de sua bela imagem, mas irei resumir um pouco, para chegar na celebração dedicada a Ganesha nos meses de Agosto / Setembro. Em outra ocasião irei falar sobre suas qualidades, infinitas...



O Quarto de Ganesha

De acordo com a mitologia hindu, Ganesha, o Deus elefante, é filho primogênito de Shiva (Deus da destruição) e Parvati (Deusa da natureza). Ganesha é conhecido como Deus da prosperidade, prudência, astúcia, dos empreendimentos. É aquele que elimina os obstáculos, proporcionando sucesso e bem-estar. Quando nasceu, recebeu uma benção: todos os rituais, cerimônias, relacionamentos de importância mundiais, deveriam sempre começar com uma invocação a Ganesha. Os hindus veneram-no antes de dar início a qualquer atividade quotidiana: partir em peregrinação, viagens, iniciar as aulas, ou um negócio etc. Além de tudo, Ganesha é guardião da casa, protege lares e divindades domésticas de influências menos auspiciosas.

Quando uma pessoa reza para Ganesha nunca encontra obstáculos que não possa superar, pois Ele é o Deus da sabedoria, o suporte do Universo, que garante a seus devotos sucesso, tanto na vida espiritual quanto na material.

O dom de Ganesha para proteção de forças malévolas e para garantir começos auspiciosos, é considerada particularmente útil em determinadas alturas do calendário hindu. O ano religioso segue um ciclo lunar, com cada mês dividido em metades luminosas, durante as quais a lua cresce, e metades obscuras, durante as quais a lua decresce. A metade luminosa é auspiciosa, boa para começar novos projetos, enquanto que a metade obscura traz mais possibilidades de insucesso. O quarto dia desta metade é o mais perigoso, de modo que as pessoas fazem promessas ao deus, desejando evitar dificuldades. O quarto dia da metade luminosa do mês é conhecido como "Quarto de Ganesha": período mais auspicioso para iniciar novos projetos.

As melhores festividades ao Deus Ganapati acontecem no estado de Maharashtra - Índia. O "Quarto de Ganesha" acontece no mês de Bhradrapada (agosto/setembro), quando os pais de família colocam um murti (estátua) do Deus, feito de barro, em seus altares. Existe toda uma limpeza de purificação antes da chegada de uma estátua. Ganesha é venerado como um hóspede especial, com direito a puja - doces, sementes de gergelim, farinha de arroz, açúcar mascavo -, canções devocionais, oferenda de flores, incenso, fogo. Após, aproximadamente, 10 dias de rituais - sentindo a presença viva de Ganesha - sua imagem de barro é mergulhada na fonte de água mais próxima.

Assim, Ganesha, Ganapati, o Deus dos obstáculos, a manifestação do amor divino...regressa ao seu estado cósmico primordial.

Deixo aqui minha sincera gratidão por todos os obstáculos removidos. Agradeço sempre este Deus, que protege minhas jornadas diárias e meus caminhos. A quem sou devota e adoradora há mais de 5 anos.

Om Gam Ganapataye namah
(Om Ganesha, eu me curvo ante seus pés).



Om Shanti!
Tatiana Carboni - GuruWEB
[email protected]

Tatiana Carboni é jornalista, editora de conteúdo do Guruweb - especialista em assuntos esotéricos, yoga, meditação e hinduísmo.

Atualizado em 10 Abr 2012.