Guia da Semana

Fotos: Reprodução/ site oficial



Imagina chegar a um estabelecimento, escolher a comida visualizando na mesa, solicitar a conta e ainda assim pedir o táxi para ir embora? Pois é dessa maneira prática e interativa que o restaurante Inamo, instalado no West End, em Londres, resolveu apostar para atrair clientes. Especializado em comida asiática e desenvolvido por dois jovens diplomados na Universidade de Oxford, Danny Potter e Noel Hunwick, ele deixa um pouco de lado a profissão de garçom para criar um tipo de self-service digital.

O espaço é completamente moderno, a começar pelo cardápio. Ao invés do tradicional papel, ele trabalha com painéis embutidos em cada mesas, adaptados para reproduzir projeções feitas a partir do teto. Assim, é possível navegar em menus, escolher automaticamente as entradas, bebidas, pratos e sobremesas, através da visualização de fotos, vídeos e exploração de informações de maneira touch.



As imagens reproduzem em tamanho real como seria o prato na mesa, aguçando o paladar do cliente sem apelar para a propaganda enganosa. Enquanto os chefs trabalham na elaboração dos pedidos, que chegam via bluetooth, você pode selecionar a opção webcam para espiar da própria mesa o processo de elaboração a preparação dos alimentos com as imagens que chegam a cozinha em tempo real. Com uma decoração tipicamente oriental, os freqüentadores podem escolher uma de seu grado, virtualmente.

O garçom se faz necessário tão somente na entrega dos pratos ou para tirar algumas dúvidas referentes ao uso da nova tecnologia. Se não quiser pagar mico, eles estarão presentes para fazer indicações e anotar seu pedido de maneira tradicional. No fechamento do pedido, o consumidor já é informado do tempo de espera, que costuma durar 15 minutos.



Durante esse tempo, os freqüentadores mais hiperativos recorrem aos joguinhos digitais que a mesa oferece, como batalha naval, podem pesquisar onde fica o cinema ou teatro da região para esticar a noite ou ver qual o ponto de táxi ou metrô é o mais próximo, para uma volta tranqüila para casa.

A casa vende mais de 200 pratos por noite e aceita clientes somente com marcação prévia, que pode ser feita online. Por trabalhar com a temática digital, o restaurante não é aconselhável a pessoas com epilepsia, ou que sofram de confusão mental. Para o resto, ela serve como uma ótima opção sensorial.

Atualizado em 6 Set 2011.