Guia da Semana

Em 1997, um tenista brasileiro conquistou algo até então nunca sonhado pelos brasileiros: o torneio Roland Garros, um dos mais tradicionais e requisitados campeonatos de tênis. As lentes e os olhos de todo mundo voltaram para Gustavo Kuerter, o Guga, um catarinense que adquiriu grandes vitórias após esta conquista - incluindo mais dois troféus deste torneio, em 2000 e 2001 - e chamou a atenção dos curiosos para este esporte, o tornando popular no Brasil.

Além de Guga, muitos tenistas, nacionais ou estrangeiros, conquistaram grandes títulos e tornaram um esporte até então desconhecido de muitos, algo interessante e atrativo para crianças, que desejam se tornar grandes jogadores. A equipe do Guia da Semana selecionou alguns dos grandes destaques deste esporte e conta um pouco de sua trajetória.

Inesquecível para o Brasil

Foto: Wikipedia.org


Não foi à toa que Gustavo Kuerten chegou ao topo, sendo um dos melhores tenistas de sua geração. Ele, que nasceu em Florianópolis, ganhou diversos torneios antes de conquistar três vezes o Roland Garros, torneio francês que revela os melhores do mundo. Desde criança, pratica o esporte, participando de torneios infanto-juvenis e conquistando medalhas em seu currículo. Em 2004, Guga era o quarto tenista com o maior número de vitórias no circuito, ficando atrás apenas de Andre Agassi, Roger Federer e Lleyton Hewitt.

Em fevereiro de 2008, Guga escolheu o Grand Slam da França para anunciar sua aposentadoria. Na ocasião, o tenista chegou a dizer: "Não é que eu não queira jogar mais, eu peço desculpa, mas é que realmente eu não consigo mais". Ele precisou se submeter a uma cirurgia por causa de uma lesão labral, que atinge o quadril, muito comum em atletas. Hoje, ele cuida do Instituto Gustavo Kuerten e já recebeu o troféu Philippe Chatrier em reconhecimento às ações prestadas à sociedade, graças ao seu projeto. Ele encerrou suas atividades, ficando na posição 32 em número de títulos já conquistados.

Sem rivalidades entre os países

Foto: Wikipedia.org


Fernando Meligeni nasceu em Buenos Aires, mas, ainda criança, se mudou para o Brasil. Quando criança, foi graças a sua irmã Paula que começou a treinar tênis e seguiu a fundo esta carreira. No início dos anos 90, apelidado de Fininho, o tenista passou a jogar profissionalmente e optou por representar o Brasil nos torneios. Em 1995, venceu sua primeira ATP Tour de Bastad, na Suécia e, no ano seguinte, ficou em quarto lugar nos jogos Pan-Americanos de Atlanta, no Estados Unidos.

O tenista também participou de diversos torneios de duplas, sendo que quatro deles, foram ao lado de Guga. Eles jogaram em Estoril (Portugal), Bolonha (Itália), Stuttgart (Alemanha) e Gstaad (Suíça), sendo os três primeiros em 1997 e o último em 1998. Meligeni deixou as quadras em 2003, em grande estilo, sendo medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Ele chegou a apresentar um programa de esportes radicais na TV Cultura, chamado De Fininho, onde entrevistava diversos famosos e fazia com que eles vivesem diversas aventuras. Hoje, Fernando Meligeni possui um blog (http://blogdofininho.blog.uol.com.br/), onde escreve a respeito de assuntos relacionados ao esporte, principalmente tênis.

Em 2010, o número um

Foto: Reprodução/Site Oficial


Um dos poucos tenistas jovens da história a já ter conquistado grandes títulos, este ano, o espanhol Rafael Nadal, 24 anos, chegou a primeira posição do ranking da ATP e é o segundo tenista masculino a atingir a colocação número dois antes dos 20 anos. Não à toa, Nadal treina desde pequeno e sempre mostrou ser apaixonado pelo esporte. Com 15 anos, venceu seu primeiro torneio no circuito ATP Open. No ano seguinte, em 2003, estava entre os 50 melhores do mundo. Mas ganhou espaço e se destacou no tênis quando venceu o número um do mundo, Roger Federer, no Roland Garros, em 2006. No Open de 2010, Nadal venceu o sérvio Novak Djokovic, o que o colocou na posição número um do mundo.

O melhor de todos os tempos

Foto: Wikipedia.org


O suíço Roger Federer é considerado por muitos críticos esportivos como o melhor jogador da história do tênis mundial. Em 2004, o tenista chegou a posição número um da ATP, que define o ranking dos melhores tenistas do mundo, e conseguiu mantê-la por cerca de quatro anos, batendo o recorde mundial. Mesmo perdendo a posição para Nadal, em 2006, ele voltou a recuperá-lo em 2009, no torneio de Wimbledon.

O motivo pelo qual muitos esportistas e fãs do tênis consagrarem Federer como o melhor dos tempos é devido a seus recordes. Ele já ganhou 16 títulos de torneios Grand Slam, que englobam os campeonatos Aberto da Autrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open, sendo que chegou a 22 finais disputadas e participou de 23 semifinais, que começaram em 2004, no torneio de Wimbledon, e terminaram no Aberto da França deste ano. Tanto talento e amor pelo esporte renderam ao tenista, por quatro anos seguidos, o Laureus World Sports Awards, premiação feita para os esportistas que mais tiveram destaque durante o ano de competições.

O que vem por aí

Foto: Reprodução


Com apenas 22 anos, Thomaz Bellucci colocou o Brasil novamente no ranking dos melhores do mundo. Em 2009, depois de um jejum de quatro anos, o brasileiro venceu o torneio de Gstaad derrotando o alemão Andréas Beck, além de conquistar também o primeiro título de sua carreira.

Canhoto, sua carreira profissional começou em 2005. Dois anos depois, jogou pela Copa Davis e foi vice-campeão da Challengers, campeonato que aconteceu no Equador. Em 2008, ganhou quatro Challengers na América do Sul e África e fez sua primeira participação no Roland Garros, sendo derrotado por Rafael Nadal. Hoje Thomaz é o número um do Brasil e está na posição 27 do mundo. Recentemente competiu no ATP 500 de Pequim, onde estreou contra o croata Marin Cilic, sendo derrotado por 2 sets a 0. Mas o atleta não vai desistir e participará de novos torneios, representando o Brasil.

Confira abaixo o atual ranking dos melhores tenistas do mundo, segundo a ATP

1 - Rafael Nadal (ESP)
2 - Novak Djokovic (SRB)
3 - Roger Federer (SUI)
4 - Andy Murray (GBR)
5 - Robin Soderling (SWE)
6 - Nikolay Davydenko (RUS)
7 - Tomas Berdych (CZE)
8 - Mikhail Youzhny (RUS)
9 - Fernando Verdasco (ESP)
10 - Andy Roddick (USA)
11 - David Ferrer (ESP)
12 - Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
13 - Jurgen Melzer (AUT)
14 - Marin Cilic (CRO)
15 - Gael Monfils (FRA)
16 - Nicolas Almagro (ESP)
17 - Ivan Ljubicic (CRO)
18 - Marcos Baghdatis (CYP)
19 - Mardy Fish (USA)
20 - Stanislas Wawrinka (SUI)
21 - Sam Querrey (USA)
22 - John Isner (USA)
23 - Feliciano Lopez (ESP)
24 - Albert Montanes (ESP)
25 - Ernests Gulbis (LAT)
26 - Juan Carlos Ferrero (ESP)
27 - Thomaz Bellucci (BRA)
28 - Michael Llodra (FRA)
29 - David Nalbandian (ARG)
30 - Richard Gasquet (FRA)

Fonte: atpworldtour.com


Atualizado em 6 Set 2011.