Por Carolina Tavares
A atriz Ana Furtado, a Lívia de Páginas da Vida, escolhe novo guarda-roupa devido à gravidez |
Roupas apertadas, sapatos pequenos e soutiens que não seguram os seios. Vestir-se durante a gravidez parece um desafio, mas é possível ficar elegante e confortável enquanto a barriga cresce e o corpo muda. "Sentir-se confortável é a grande sacada. É necessário que a futura mamãe observe o bom caimento e o corte das roupas, para que a calça não fique com um gancho entre as pernas ou a roupa com uma costura torta", explica Flávia da Cunha, proprietária da loja Maria Barriga, especializada em roupas para gestante.
Estar bonita não é a única preocupação. O que uma gestante veste interfere diretamente no seu bem estar. Para se ter uma idéia, os pés de algumas mulheres grávidas aumentam de tamanho consideravelmente, devido à retenção de líquidos que o corpo sofre. Dessa forma, procurar calçados confortáveis e sem salto é uma preocupação que deve ser levada em conta.
"Eu prefiro sapatos baixos, que não comprometam a circulação da perna, até mesmo por uma questão de equilíbrio", confirma Daniela Lobo, sócia e estilista da loja Zazou, também especializada em roupas para gestante. A mulher grávida engorda normalmente entre 9 e 12 quilos na gestação, aumentando em especial o tamanho da barriga, o que não transforma o corpo a ponto de mudar a numeração das roupas, dessa forma a futura mamãe terá o mesmo guarda-roupa durante os nove meses.
Um dos truques é usar cores básicas como preto, cáqui e marrom para calças, e verde, beterraba, cáqui, cinza e branco para a parte de cima, para que as mulheres possam combinar as mais diversas peças. Já a loja Zazou acredita que o estilo da gestante deve ser mantido na medida do possível, independente da cor. Ambas trabalham com diversos tipos de estampas, exceto com aqueles muito exagerados que façam a cliente parecer maior.
"Os tecidos mais indicados para gestante são malha (como viscolycra), tricoline com elastano, sarja e jeans com strech. As peças devem sempre ter elastano para dar mais conforto e movimento", explica a especialista Simone Furquim da loja Place des Mamans.
Apesar das preocupações com a saúde, a estética também faz diferença. Para Flávia, barriga de fora não é nada bonito. "É brega, a não ser que a gestante esteja na praia. Nem as clientes gostam. Existem truques de modelagem para que o caimento da roupa para gestante seja confortável durante toda a gravidez e não empine a barriga", afirma.
A estilista Daniela também não gosta de barriga de fora, mas entende que existe o estilo de cada pessoa. "A grande maioria das clientes não mostra a barriga, é bastante raro alguém que queira. Se a mulher não costuma mostrar normalmente, não tem porque mudar o estilo durante a gravidez", afirma.
Até cinco meses de gestação, encontrar roupas não é uma dificuldade, exceto para quem vai casar "às pressas", o vestido de noiva nem sempre permite que a barriga não seja notada. O ideal no dia-a-dia é trocar blusas justas por batas e comprar calças com elástico.
Onde e como usar a roupa |
Serviço:
Maria Barriga confecção e loja de roupa para grávida
(11) 3823-2636
Atualizado em 10 Abr 2012.