Guia da Semana

Foto: Getty Images


"Volte a usar aquele velho jeans e desfile um corpo com curvas estonteantes neste verão. Ligue agora e adquira o incrível aparelho que vai deixar sua barriga sequinha, modelar o bumbum e ainda enxugar as medidas!" Quem nunca ouviu as promessas mágicas das propagandas de TV sobre os aparelhos para fazer ginástica em casa que atire o primeiro pesinho.

Os famosos aparelhos de ginástica passiva ganharam fama por serem divulgados por celebridades donas de corpos sarados, como "a feiticeira" Joana Prado, e até mesmo por ídolos do esporte, como Pelé e Giovanni, astro da seleção masculina de vôlei. Propagados madrugada adentro, os comerciais não cansam de ressaltar os benefícios oferecidos em prol da boa forma e da saúde, mas será que na prática eles funcionam mesmo?

Entre os principais produtos oferecidos há três categorias diferentes: os aparelhos de ginástica passiva, como o Total Shape e o Ab Toner Shorts, baseados na eletroestimulação; os que proporcionam exercícios anaeróbicos, como a musculação, no caso do Ad Strech; e os de ginástica aeróbica, com o aparelho Iron Fitness, que simula uma caminhada intensa na esteira, ou até mesmo a atividade feita no transport.

De acordo com o gerente de musculação da academia Cia Athletica de Brasília, Juliano Farah, os estímulos elétricos na musculatura não geram gasto calórico acima do repouso, ou seja, usando somente um aparelho de ginástica passiva não é possível atingir ganhos de emagrecimento, definição e resistência. Mas se aliado a esse aparelho for realizada uma dieta alimentar e um programa de exercícios físicos, orientado e planejado, os resultados começam a aparecer.

"Com exceção dos aparelhos de estimulação elétrica, os outros produtos como o Iron Fitness e o Ab Strech são eficazes. No entanto, seus resultados são limitados e nem sempre a forma de execução é a mais correta.", afirma o treinador físico.

Foto: Getty Images


A personal trainer Patricia de Carvalho, da academia Competition, de São Paulo, alerta que fazendo uso do Total Shape e do Ab Toner Shorts a pessoa não emagrece, pois só é possível queimar calorias com o aumento no consumo de oxigênio, o que não acontece no caso, pois não há movimento e, conseqüentemente, não tem nenhum ganho de definição muscular nem em resistência física.

Já com o uso regular do Ab Stretch é possível obter uma maior resistência física e definição muscular. No caso do Iron Fitness há uma ajuda no processo de emagrecimento e definição muscular, além do aumento da resistência.

De acordo com o Departamento de Vendas da Brazil Tv Shop, empresa responsável pelo comércio dos aparelhos Total Shape, Ab Toner Shorts e Iron Fitness, os aparelhos possuem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são certificados pelo INMETRO. Além disso, a empresa oferece 180 dias de garantia e realiza trocas no caso de defeitos nos aparelhos.

A advogada responsável pelo setor jurídico da empresa Renata Marchetti ressalta que há muitos mitos que envolvem os aparelhos. "Ao realizar a compra, as pessoas devem estar atentas às reais características dos produtos. Também é preciso seguir as instruções de uso corretamente e observar as contra-indicações", afirma.

No caso dos aparelhos eletroestimuladores, as atividades são contra-indicadas para pessoas com diabetes, epilepsia, esclerose múltipla, câncer, marcapasso e distúrbios cardíacos. O uso também não é recomendado para grávidas, usuárias de D.I.U e mulheres no período menstrual.

Melhor que academia?
Se você tem preguiça de enfrentar o trânsito, sair de casa e encarar o ambiente agitados das academias, fique atenta. Antes de comprar um aparelho é necessário saber o seu objetivo na prática de exercícios. "É preciso ter claro o tipo de aparelho que você quer. Há aparelhos que são específicos para a melhoria do tônus muscular e outros que atuam no sistema cardiorrespiratório.", alerta André Campos, professor de ginástica da academia Runner Club.

Além disso, "o treinamento físico feito com o uso destes aparelhos não é a forma mais eficaz e mais segura de se exercitar. É necessário ter a orientação e o acompanhamento de um profissional de educação física, para atingir todos os benefícios e não correr o risco de causar lesões.", afirma Patrícia, treinadora da Competition.

Por isso, as fãs de academia levam vantagem na hora de suar a camisa. O treinador físico da academia Triathon, Mauricio Almeida Antunes, especializado em fisiologia do exercício, avisa que quem malha na academia obtém melhores resultados, pois tem à disposição uma maior quantidade de aparelhos, que trabalham diversos grupos musculares em ângulos variados, e principalmente por disporem da orientação de um professor que acompanha a montagem do treino e a execução dos exercícios.

De acordo com o treinador fisico Juliano Farah, antes de realizar qualquer exercício, primeiramente é preciso procurar um médico para solicitar uma avaliação e, posteriormente, a liberação para atividade física. Em segundo momento, consulte um profissional de educação física, para que ele prescreva o treino conforme as suas necessidades para garantir maior segurança e eficiência na pratica dos exercícios.

Colaboraram:
? Brazil Tv Shop
? Cia Athletica
? Competition
? Runner
? Triathon

Atualizado em 6 Set 2011.