Guia da Semana

Perna durinha e bumbum no lugar. Uma boa academia faz milagres, mas não é apenas o corpo que precisa malhar. O ser humano possui 42 músculos na face que também precisam de uma boa ginástica, para evitar as indesejáveis rugas e marcas de expressão.

Foto: Roselisiqueira.com.br
A esteticista Roseli Siqueira explica que a ginástica facial tonifica os músculos, estimula a circulação e torna a pele mais firme e elástica. Com apenas um mês já é possível perceber as diferenças.

O procedimento não necessita de nenhum tipo de método invasivo como cirurgia, laser ou botox, pois o paciente aprende, a cada sessão, os tipos de exercícios de contração muscular que necessita a partir do seu diagnóstico.

Para cada sessão, o processo é iniciado com três tipos de massagens, drenagem linfática ou shiatsu, massagem modeladora e acupuntura. Em seguida, são passados quatro atividades faciais, sendo que existem hoje mais de 70 diferentes.

De acordo com a fonoaudióloga Valesca Resende, o colágeno e a elastina da pele começam a ser perdidos a partir dos 25 anos de idade, quando é possível dar início à ginástica.

A terapia é dividida em fases, sendo que a primeira tem duração de três a seis meses e é focada na motricidade oral, adequando funções como mastigação, deglutição, respiração e sucção.

"A ginástica facial é uma antiga técnica, utilizada há décadas, porém foi adaptada à fonoaudiologia para tratar outros aspectos como mastigação, deglutição, fala e hábitos inadequados, que muitas vezes provocam alterações como rugas e desequilíbrio muscular", diz a especialista.

Em seguida, existem atividades físicas realizadas semanalmente, não apenas no consultório, como fora dele também. Quando é possível alcançar os resultados desejados, os intervalos entre sessões podem chegar a três meses.

Uma sessão pode variar de R$60,00 a R$120,00, lembrando que a musculatura da face responde da mesma maneira que a do corpo ao treinamento muscular, o que promove o rejuvenescimento sem sofrer.

Outras funções

Não é apenas contra o envelhecimento que a ginástica pode contribuir. Problemas como a paralisia facial ou vícios na região maxilar como o bruxismo podem ter aplicações eficazes do procedimento.

Valesca conta que pessoas com a face paralisada precisam estimular a musculatura, o que faz da ginástica um tratamento eficaz contra o problema, amenizando-o.

Outras questões que podem ser tratadas são edemas e inchaços em pontos da face de gestantes, como nariz, lábios, bochecha e ao redor dos olhos, típicos da gravidez.

Massagem facial

De acordo com Roseli Siqueira, existem no rosto mais de 500 pontos com reflexos de energia. Quando eles são ativados através do toque, proporcionam benefícios como desintoxicação, oxigenação e rejuvenescimento. Ainda assim, cada rosto é diferente do outro, portanto há movimentos específicos para cada tipo.

Massagem para cada rosto
? Pele oleosa com rosto contraído e tenso
Toques precisos e relaxantes com música ambiente suave. Massagem com movimentos deslizantes.

? Pele oleosa com rosto descontraído
Massagem tonificante, música ambiente relaxante. A massagem ajuda a colar de volta o músculo, já que a musculatura é trabalhada junto com a pele.

? Pele seca com rosto contraído e tenso
Massagem leve, com toques precisos e relaxantes. Em seguida, massagem rápida para ativar a circulação epidérmica.

? Pele seca com rosto relaxado
As mãos trabalham bem rápidas, com movimentos muito leves. A massagem deve ser feita em todo o rosto, aumentando o fluxo sanguíneo e o tônus.

? Pele oleosa com acne bem instalada, a partir dos 18 anos
Acne de segundo grau. Massagem com movimentos leves e drenagem linfática. Depois que a pele está tratada, é feito o controle com massagens tonificantes e estimulantes.

? Pele oleosa e flácida, com acne
São feitas algumas sessões com massagem relaxante e tratamento estimulante para a pele. As linhas de expressão são tratadas com massagem especial para ativar a circulação do rosto.

*Fonte: www.roselisiqueira.com.br


Colaboraram:
? Roseli Siqueira
? Valesca Resende

Atualizado em 10 Abr 2012.