Já imaginou navegar pela costa do Caribe em meio a uma floresta flutuante e um teatro a céu aberto? Embora pareça mais uma miragem, essa viagem já tem data marcada. A companhia de cruzeiros marítimos Royal Caribbean inaugura dia 12 dezembro, o Oasis of the Seas, que promete ser o maior navio do mundo.
Introduzindo um novo conceito de praças públicas, dará oportunidade para os tripulantes desfrutarem da natureza com uma área batizada de Central Park, um parque de vegetação tropical ao ar livre do tamanho de um campo de futebol. O objetivo dos idealizadores é fazer a vida dos passageiros do navio girar em torno do jardim arborizado, com diversas trilhas ecológicas que levarão os turistas às lojas, aos restaurantes e a outras áreas de lazer.
Atrações dia e noite
A praça AquaTheater do transatlântico de 16 metros de altura é um dos destaques. Durante o dia, o espaço se transforma em uma piscina, a maior de água doce já construída em um navio. Ao lado, duas paredes de alpinismo - cada uma com 13 metros de altura - são algumas das opções de entretenimento. Somado a isso, o zip-line, semelhante a uma tirolesa, será criada para que os aventureiros desçam diagonalmente até o Boardwalk.
Para alegrar o anoitecer, um anfiteatro apresenta espetáculos aquáticos. A praça aposta em um show como elemento surpresa, contando com acrobacias, nado sincronizado, balé aquático e atuação de profissionais de mergulho. Para completar a festa, músicas e jogos de luzes ficam sintonizados com os esguichos das águas na fonte.
O Oásis tem uma floresta flutuante ao ar livre do tamanho de um campo de futebol
Entre as novidades, no coração do navio está um mezanino com vista para a praça abaixo, o Royal Promenade. As cúpulas de vidro esculpido permitirão que o espaço receba luz natural, onde haverá uma ampla variedade de lojas, restaurantes e opções de entretenimento, como o Rising Tide, um bar que se move verticalmente pela superfície da embarcação.
A estrutura
Com custo estimado em 755 milhões de euros, o cruzeiro apresentará 360 metros de comprimento, com capacidade para 5,4 mil passageiros em 2,7 mil suítes duplas. O navio está sendo construído nos estaleiros Aker Yards, em Turku, na Finlândia.
Embora ainda não esteja pronto, os roteiros do Oasis of the Seas já estão à venda. Na viagem inaugural, o navio terá como porto de origem Port Everglades, em Fort Lauderdale, na Flórida. A programação da primeira temporada tem 29 cruzeiros consecutivos, de sete noites, pelo Caribe Oriental, com escalas em Charlotte Amalie (St. Thomas), Philipsburg (St. Maarten) e Nassau (Bahamas). A partir de 1º de maio de 2010, o navio alternará itinerários entre Caribe Oriental e Ocidental - com escalas em Labadee, Haiti (onde a Royal Caribbean tem uma praia privada), no novo porto de Falmouth (Jamaica) e em Cozumel (México).
Atualizado em 6 Set 2011.