Guia da Semana

Fotos: Site Oficial


Fundada há mais de 120 anos, na cidade Londres, a grife Kilgour é proveniente de uma fusão entre três alfaiatarias. A T&F Alfaiates se uniu à AH Kilgour em 1923, e os irmãos Stanbury selaram a parceria em 1925. Fugindo das estatísticas, que apontam Milão como a capital da moda, a marca alcançou o destaque absoluto dentre os ternos voltados ao público masculino.

Reconhecida e diferenciada pelo seu estilo clássico e elegante, a vestimenta da grife é procurada pelos artistas mais famosos do cenário americano, que procuram conferir status às suas personalidades. E essa preferência começou logo cedo, quando Fred Astaire, ator e dançarino americano de destaque na década de 30, utilizou um Kilgour no filme Top Hat.

Sem parar no tempo, a grife acompanhou o ritmo da modernização e buscou no lendário alfaiate britânico Tommy Nutter (preparou os ternos dos Beatles e dos Rolling Stones) traços mais atuais, que pudessem servir, com a mesma excelência, o novo estilo do homem. Em 1974, Tommy se tornou mundialmente o primeiro Diretor Criativo da moda masculina.

A companhia é antiga, mas foi se adequando às mudanças de época e tendências, de certa forma em que ela mesma consegue ditar o seu próprio estilo, seja no moderno, clássico ou no minimalista, seus cortes são inconfundíveis. Um alfaiate não passa menos de 80 horas para aprontar um terno da marca, que chega a custar US$ 12 mil.

Fotos: Site Oficial


Carlo Brandelli

O novo milênio bateu à porta da londrina Kilgour, e com ele surgiram os novos tecidos de alta tecnologia, caimentos perfeitos e confortáveis. Tendências que também invadiram a alfaiataria. E o grande responsável pela busca inovadora de cortes mais agressivos e atuais foi o também inglês Carlo Brandelli, que começou a integrar a Companhia em 2003.

A chegada de Carlo é vista como um novo momento na grife inglesa, nomeado de Nova Era. Com padrões elevados e uma visão futurista, ele abriu mão do rigoroso classicismo e partiu em busca do corte moderno, algo que ele já fazia em sua marca Squire, que vestia muitos britânicos do meio artístico na década de 90.

Também em 2003, a gestão adquiriu o negócio da Holland & Sherry Ltda, e começou a desenvolver uma extensa coleção de roupas mais básicas, porém sem deixar de lado seus conceitos. Isso serviu para uma divulgação internacional ainda maior, e de forma mais ampla. Com um luxo incontestável, a Kilgour se torna cada vez mais procurada em todo o mundo.

Linha do tempo
? 1882 - Fundação da grife.

? 1925 - Os irmãos Fred e Louis Stanbury firmaram um estilo de corte elegante. Carro-chefe da companhia até hoje.

? 1934 - O terno de Fred Astaire, ator e dançarino consagrado dos Estados Unidos, foi feito pela Kilgour para o filme Top Hat.

? 1937 - O reconhecimento de suas contribuições para a moda fez com que mudassem do nome Kilgour para French & Stanbury.

? 1959 - Kilgour vestiu Cary Grant, outro famoso ator americano, no filme North by Northwest.

? 1964 - Rex Harrison foi vestido pela Kilgour no filme My Fair Lady.

? 1969 - A marca Kilgour foi pioneira em fabricar roupas exclusivas para o público masculino.

? 1974 - Tommy Nutter se juntou à Kilgour e foi o primeiro Diretor Criativo da moda masculina.

? 2000 - Kilgour vestiu Jude Law.

? 2003 - Carlo Brandelli se juntou à Kilgour como Diretor Criativo; Peter Saville e Nick Knight começaram a colaborar com a grife.

? 2004 - Daniel Craig e Michael Gambom vestiram Kilgour no filme Layer Cake.

? 2005 - Carlo Brandelli ganhou o prêmio de Design Masculino do Ano, pela Arena Magazine e pelo Conselho Britânico de Moda.



Atualizado em 6 Set 2011.