Guia da Semana

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Com termômetros em baixa, é natural que você tente se proteger ao máximo do frio. Colocar um casaco a mais ou um sobretudo por cima do terno, luva ou qualquer outro acessório, tudo vale para se poupar das intempéries do tempo. Mas não é apenas a sua pele que fica mais fragilizada no inverno. Seja de uso diário ou apenas para os finais de semana, os automóveis também precisam de atenção especial nesse período.

Itens mecânicos e elétricos, alternador, motor de arranque, borrachas, mangueiras e o ar-condicionado necessitam de cuidados específicos, que ajudem a garantir o funcionamento eficiente e seguro do veículo. Confira algumas dicas que podem evitar que seu possante te deixe na mão, ou melhor, no frio.

Mais frágeis

Os itens mais suscetíveis à baixa temperatura são as borrachas e as mangueiras. O que costuma acontecer, com frequência é o ressecamento dos materiais, tanto no pára-brisa quanto no tanque da gasolina. Segundo Joe Tolezano, auditor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) - organismo de certificação reconhecido pelo Inmetro -, esse ressecamento dos tubos de borracha aumenta a possibilidade de rompimento.

O importante é sempre verificar as borrachas e as mangueiras do motor (que levam água em sua composição), pois um defeito pode comprometer gravemente o funcionamento do motor. "A borracha do limpador de pára-brisa é possível ser trocada em casa mesmo. Vendo que ela não está limpando muito bem o vidro em casos de chuva, deve ser substituída. Quanto às mangueiras, o ideal é procurar uma oficina de confiança e especializada para fazer uma verificação", aconselha.



Motor

Na parte elétrica, o alternador e o motor de arranque, são alguns dos mecanismos mais exigidos em dias frios. O mau funcionamento das peças pode influenciar na hora de dar a partida no veículo. "Pode sofrer risco se não tiver um bom isolamento das peças. Devido à umidade criada em torno dos itens, pode haver ferrugem e corrosão, o que acarreta no mau contato da parte elétrica", explica o auditor da IQZ. Se houver algum problema, o melhor a fazer é procurar um mecânico de confiança e pedir que ele verifique todo o conjunto.

Atenção ao tanquinho

Em veículos Flex, é preciso ficar atento ao chamado "tanquinho" que armazena a gasolina aditivada - para partida fria. Nos dias de calor, o reservatório não é muito utilizado. Mas, na temporada de inverno, deve-se substituir o que sobrou do combustível e fazer uma limpeza, pois o sistema será muito necessário.

"Os carros mais novos, especificamente os Flex, já têm uma tecnologia que não é necessário ficar esquentando. Os modelos mais antigos, até por conta do motor, não têm o poder da partida fria tão potente e, por isso, precisam da famosa "esquentadinha" que ajuda a aquecer o motor do carro, para que ele não falhe na hora da partida", esclarece Joe Tolezano.



Ar-condicionado

Outra recomendação valiosa refere-se ao sistema de ar-condicionado. Mesmo em dias frios, o equipamento deve ser ligado para que o ar circule no automóvel e não ocorra quebra de peças, como serpentina e condensador, nem perda do nível de gás. "Ele não serve apenas para os dias de calor. É interessante que, nos dias frios, ele seja ligado, nem que seja por um curto período de tempo. Além de manter o nível de gás necessário para que ele funcione perfeitamente no calor, ajuda a tirar a umidade interna do carro", aconselha o auditor.

Evite riscos

Durante os dias mais úmidos de inverno, a neblina toma conta de estradas e avenidas. E, para não ter sua visibilidade prejudicada ainda mais nessas ocasiões, é necessário ter certeza de que todas as lâmpadas e luzes auxiliares do veículo estão em plenas condições de funcionamento. Joe Tolezano aconselha que a verificação pode ser feita em casa, momentos antes da viagem. "Merece atenção o farol de milha, as luzes de freio e os repetidores de seta. Se não estiverem funcionando, o carro pode não ficar visível em uma estrada, ocasionando até acidentes", alerta.


Atualizado em 1 Dez 2011.