Photocase |
Ao visitar Nova Iorque, qualquer pessoa vai sempre incluir as compras em seu programa. A cidade é a capital mundial do consumo. As lojas têm de tudo, de alta-costura a livros infantis raros. Seja US$ 50 mil ou US$ 5,00, é lugar para qualquer orçamento. A moda em NY não é definidora de tendências, como em Paris. Mas é imbatível na promoção do que é chique e exclusivo, com destaque para as elegantes criações exclusivas. A cidade é o coração de moda dos EUA e importante centro de design e fabricação de roupas, que reflete os diferentes estilos e culturas encontrados na cidade. Para poupar tempo, é melhor visitar uma área de cada vez. Outra idéia é ir a uma boa loja de departamentos, onde se encontra uma ótima seleção de moda para todos os gostos.
A maioria das grandes lojas de departamentos de Nova Iorque fica no centro de Manhattan. É preciso reservar bastante tempo para explorá-las, pois todas são enormes, com uma impressionante variedade de artigos. Os preços costumam ser altos, mas pode-se conseguir boas pechinchas nas liquidações. A Barney´s New York é um das preferidas das profissionais jovens. Quem vai para a Big Apple também não pode esquecer de incluir a Bloomingdale´s no programa. É a estrela entre as várias lojas de departamentos da cidade, com muitas vitrines bonitas e artigos tentadores. Seu ambiente é o de um luxuoso país das maravilhas habitado por nova-iorquinos de todas as idades em busca das últimas tendências da moda. A Macy´s, autoproclamada maior loja do mundo, preenche todo um quarteirão. Tem dez andares com tudo que se possa imaginar. A Saks Fifth Avenue é sinônimo de estilo e elegância. Há muitos anos considerada a loja de departamentos de maior qualidade, ela oferece roupas e outros produtos de marcas famosas.
Se você gosta de olhar vitrines, caminhe pela 5th Avenue, sede das mais cintilantes lojas de Manhattan. Da Saks à Tiffany´s, a maioria das lojas elegantes fica nessa região, em torno da 5th e Madison Avenues. Entre elas figuram as principais lojas de departamentos, onde pequenas butiques especiais expõem criações de costureiros americanos, como Donna Karan, Annie Klein, Bill Blass e Claude Montana. Os grandes nomes internacionais, como Chanel, Fendi e Valentino têm lojas exclusivas, da mesma forma que o importante costureiro americano Geoffrey Beene. Givenchy vende vestidos fantásticos a preços fenomenais; e Valentino, suas roupas italianas de corte clássico. A Yves St Laurent tem vestidos de noite e casacos exclusivos, blusas extravagantes e conjuntos de corte perfeito. O look sofisticado também está representado pelos reis da moda italiana Giorgio Armani e Gianni Versace. A Gucci, uma das lojas italianas mais antigas nos Estados Unidos, é para quem têm dinheiro e gosta de se vestir bem.
Dica de quem conhece A jornalista Natália Marques passou férias em Nova Iorque e não pensou que fosse gostar tanto da cidade.
|
MILÃO
Stock.xchng |
As roupas italianas são famosas no mundo inteiro. Moda e aparência são importantes em toda a Itália, mas isso fica mais evidente em Milão, a capital da moda no país. No chamado Quadrilátero, estão presentes as principais lojas de grife no país. A área se estende entre a Via Monte Napoleone, a Via Sant´Andrea, e Via della Spiga e Borgospesso. Diferente de Paris, onde o destaque da moda são as roupas flamboyant, muitas vezes chocantes, em Milão ela segue um estilo mais suave, com tailleurs bem cortados, acessórios elegantes e sapatos chiques, mas usuais.
De certa maneira, o Quadrilátero simplesmente reflete uma versão mais sofisticada da moda vista nas ruas de qualquer cidade italiana. O estilo e o conforto são os mesmos, somente os preços exorbitantes servem de lembrete de que este é um terreno de compras para poucos bolsos. Marcam presença na elegante região as lojas de Giorgio Armani, Valentino, Gianni Versace, Gucci, Salvatore Ferragamo, Prada, Dolce&Gabbana e Trussardi.
Dica de quem conhece A produtora de moda Bianca Ricco morou durante dois anos em Milão.
|
Volte!
Atualizado em 10 Abr 2012.