Guia da Semana

NOVA IORQUE

Photocase


Ao visitar Nova Iorque, qualquer pessoa vai sempre incluir as compras em seu programa. A cidade é a capital mundial do consumo. As lojas têm de tudo, de alta-costura a livros infantis raros. Seja US$ 50 mil ou US$ 5,00, é lugar para qualquer orçamento. A moda em NY não é definidora de tendências, como em Paris. Mas é imbatível na promoção do que é chique e exclusivo, com destaque para as elegantes criações exclusivas. A cidade é o coração de moda dos EUA e importante centro de design e fabricação de roupas, que reflete os diferentes estilos e culturas encontrados na cidade. Para poupar tempo, é melhor visitar uma área de cada vez. Outra idéia é ir a uma boa loja de departamentos, onde se encontra uma ótima seleção de moda para todos os gostos.

A maioria das grandes lojas de departamentos de Nova Iorque fica no centro de Manhattan. É preciso reservar bastante tempo para explorá-las, pois todas são enormes, com uma impressionante variedade de artigos. Os preços costumam ser altos, mas pode-se conseguir boas pechinchas nas liquidações. A Barney´s New York é um das preferidas das profissionais jovens. Quem vai para a Big Apple também não pode esquecer de incluir a Bloomingdale´s no programa. É a estrela entre as várias lojas de departamentos da cidade, com muitas vitrines bonitas e artigos tentadores. Seu ambiente é o de um luxuoso país das maravilhas habitado por nova-iorquinos de todas as idades em busca das últimas tendências da moda. A Macy´s, autoproclamada maior loja do mundo, preenche todo um quarteirão. Tem dez andares com tudo que se possa imaginar. A Saks Fifth Avenue é sinônimo de estilo e elegância. Há muitos anos considerada a loja de departamentos de maior qualidade, ela oferece roupas e outros produtos de marcas famosas.

Se você gosta de olhar vitrines, caminhe pela 5th Avenue, sede das mais cintilantes lojas de Manhattan. Da Saks à Tiffany´s, a maioria das lojas elegantes fica nessa região, em torno da 5th e Madison Avenues. Entre elas figuram as principais lojas de departamentos, onde pequenas butiques especiais expõem criações de costureiros americanos, como Donna Karan, Annie Klein, Bill Blass e Claude Montana. Os grandes nomes internacionais, como Chanel, Fendi e Valentino têm lojas exclusivas, da mesma forma que o importante costureiro americano Geoffrey Beene. Givenchy vende vestidos fantásticos a preços fenomenais; e Valentino, suas roupas italianas de corte clássico. A Yves St Laurent tem vestidos de noite e casacos exclusivos, blusas extravagantes e conjuntos de corte perfeito. O look sofisticado também está representado pelos reis da moda italiana Giorgio Armani e Gianni Versace. A Gucci, uma das lojas italianas mais antigas nos Estados Unidos, é para quem têm dinheiro e gosta de se vestir bem.

Dica de quem conhece
A jornalista Natália Marques passou férias em Nova Iorque e não pensou que fosse gostar tanto da cidade.

Photocase
"Sem dúvida, a loja que mais gostei na 5ª avenida foi a Apple Store. Por fora, a loja é maravilhosa. Ela é um cubo de vidro grande no meio do caminho, daí você entra nele e desce de elevador ou de escada porque a loja é lá embaixo. Sensacional. A loja dá um charme ainda maior para a avenida. Além disso, as pessoas andam chiquetérrimas sem grande esforço, muito bonitas mesmo. Quem passar por lá também não pode deixar de visitar a loja da Nike. As lojas próximas da região do Rockefeller Center são bárbaras. Eu lembro que uma noite eu estava andando sozinha pela região e parei na GAP (não sei exatamente qual o endereço), mas era umas dez e pouco já e resolvi entrar. Ainda por cima estava tudo em promoção. Só saí de lá meia noite e pouco. Fiz compras muito boas mesmo. E a Macy´s que além de linda, tem de tudo. As mulheres adoram. E Victoria´s Secret também!"



MILÃO

Stock.xchng


As roupas italianas são famosas no mundo inteiro. Moda e aparência são importantes em toda a Itália, mas isso fica mais evidente em Milão, a capital da moda no país. No chamado Quadrilátero, estão presentes as principais lojas de grife no país. A área se estende entre a Via Monte Napoleone, a Via Sant´Andrea, e Via della Spiga e Borgospesso. Diferente de Paris, onde o destaque da moda são as roupas flamboyant, muitas vezes chocantes, em Milão ela segue um estilo mais suave, com tailleurs bem cortados, acessórios elegantes e sapatos chiques, mas usuais.

De certa maneira, o Quadrilátero simplesmente reflete uma versão mais sofisticada da moda vista nas ruas de qualquer cidade italiana. O estilo e o conforto são os mesmos, somente os preços exorbitantes servem de lembrete de que este é um terreno de compras para poucos bolsos. Marcam presença na elegante região as lojas de Giorgio Armani, Valentino, Gianni Versace, Gucci, Salvatore Ferragamo, Prada, Dolce&Gabbana e Trussardi.

Dica de quem conhece
A produtora de moda Bianca Ricco morou durante dois anos em Milão.

Divulgação
"Situada na Via Monte Napoleone, uma loja bem bacana é a Francesco Biasia (quase em frente à Louis Vuitton). É de um designer italiano de bolsas, que faz peças bem legais e com um preço mais acessível. As peças em promoção, que quase sempre ficam expostas na loja, são um ótimo investimento! Esse complexo das ruas de luxo fica bem próximo do Duomo, que é o coração de Milão. Apesar das paradas do metrô ligarem muito bem um lugar ao outro, vale a pena fazer tudo a pé, observando cada cantinho e cada lojinha inusitada, até mesmo outlets de grandes marcas. Também é indispensável passear pelo Corso Vitório Emmanuele, que é a rua ao lado do Duomo, onde está situada uma grande loja de departamentos muito tradicional na Itália, a Rinascente. Lá você encontrará corners das grandes marcas, onde é bem possível encontrar pechinchas de peças em promoção. A vista do terraço, onde também funciona um café e restaurante, é lindissima! Além da Rinascente, outras grandes lojas também estão situadas no Corso, como Zara, H&M, Max Mara, Benetton... Proxímo à Via Montenapoleone e Via Della Spiga está o Viale Malzoni, onde fica a loja da Armani, que é um espetáculo! Toda de vidro, bem moderna, ocupa quase um quarteirão, e dispõe de um restaurente japonês, do Caffé Armani (uma ótima opção, com pratos saborosos e um cardápio bem montado)."




Volte!

Atualizado em 10 Abr 2012.