Hipnose - Significado |
Hipnose Hipnos = sono (grego) Osis = ação ou processo (latim) |
Apesar do nome, hipnose não é uma forma de sono e sim uma situação onde se cria um canal aberto com o inconsciente da pessoa, mas sem que ela fique totalmente alheia ao que se passa.
Franz Anton Mesmer foi quem deu o primeiro passo na história da hipnose. O médico aprendeu com um padre a realizar curas, elaborando, em seguida, o Magnetismo Animal, que conduzia as pessoas a um estado de transe. Apesar de acusado de charlatanismo, termos como "mesmerizar" são utilizados até hoje para sinônimo de hipnotizar. Em 1.842, James Braid criou o termo hipnotismo para a indução ao transe.
Foto: Sxc.hu |
O cirurgião James Esdaile utilizou a "anestesia hipnótica" para realizar cerca de 3 mil cirurgias que incluem, inclusive, extração de apêndice. Na mesma época, foram criados os anestésicos químicos como éter e clorofórmio, não sendo dada muita atenção ao método de Esdaile.
O médico psiquiatra americano Milton Erickson foi quem introduziu as modernas técnicas da hipnose. Karl Weissmann trouxe o processo para o Brasil, através do livro Hipnotismo, técnica e aplicação.
Atualizado em 6 Set 2011.