Foto: Getty Images |
A terapeuta sexual e de casais do Instituto H. Ellis, Margareth dos Reis, explica que a TPM possui mais de 150 sintomas físicos e psicológicos diagnosticados, podendo variar de mulher para mulher. Antigamente, a menstruação acontecia por volta dos 16 anos, quando as meninas já casavam e engravidavam diversas vezes seguidas, menstruando menos durante a vida. Hoje, com o adiamento da gravidez e menstruação precoce, mulheres sem filhos chegam a ter 500 ciclos por toda a vida. Durante a TPM, é importante que as pessoas próximas se mostrem sensíveis ao problema. Inchaços, dores de cabeça e crises de choro são comuns, portanto, é melhor que a mulher não tome decisões ou discuta assuntos importantes no período.
Entenda seus hormônios A ginecologista Elisabeth Dobao explica quais são as mudanças comportamentais que os hormônios causam no corpo da mulher. Para evitar alterações bruscas, ela lembra que algumas pacientes usam anticoncepcionais contínuos. "Na adolescência, podemos bloquear esta variação hormonal brusca suprimindo a menstruação através de implantes que também são contraceptivos à base de progesterona, com duração de três anos. No climatério, com a suplementação de estrogênio, que é o que falta para a mulher climatérica, pode ser feito implante de estradiol", completa a ginecologista Denise Coimbra.
? Menopausa: devido às mudanças hormonais, algumas mulheres sentem pânico e depressão. Além disso, conceitos sociais de sensualidade, beleza e juventude eternas interferem na auto-estima. A maioria se sai bem, mas outras se sentem fracas e desmotivadas. Teoricamente, essas mudanças aconteceriam após os 45 anos, agravando até o momento da menopausa efetiva. Mesmo assim, há tratamentos como reposição hormonal, terapêutica natural ou soluções estéticas. Algumas mudanças físicas são ressecamento da pele, cabelo e mucosas (inclusive vaginal), diminuição da lubrificação, do desejo sexual, presença de depósitos de gordura na cintura, tórax e abdômen, flacidez da pele e músculos, surgimento de pêlos no rosto, diminuição dos pêlos em pernas, virilhas e axilas e alteração dos odores. ? Anabolizantes: mulheres que utilizam anabolizantes (testosterona) demonstram maior agressividade e libido, com características masculinas e problemas orgânicos. ? Fases da mulher: a mulher que não usa medicamentos hormonais tem pelo menos três fases de humor em 30 dias. Com a menstruação, são quatro fases: menstrual, pós-menstrual, ovulação e pré-menstrual. A mesma discussão que a fez chorar numa fase pode levar à agressividade em outra. A mulher sensual no período ovulatório pode se transformar em assexuada nos dois ou três dias de pré-menstruação. |
Mesmo assim, engana-se quem pensa que apenas a TPM influencia no humor feminino. Margareth lembra que a mulher possui uma sobrecarga de tarefas em casa, na vida pessoal e no trabalho. Dessa forma, ela fica estressada. A dica é que nunca deixe de cuidar de si mesma, respeitando os próprios limites e não deixando que ficar até mais tarde no trabalho, por exemplo, torne-se uma rotina. Sintomas, como cansaço físico excessivo, indicam que está faltando dormir e se alimentar melhor.
Foto: Getty Images |
A psiquiatra e sexóloga Rita Jardim acrescenta que as mudanças hormonais causadas pela gravidez também intereferem no comportamento. O chefe de ginecologia e obstetrícia do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga, Yong Kyun Joo, lembra que mudanças transitórias podem acontecer, ainda, na perimenopausa (antes da parada definitiva da menstruação), incluindo irritabilidade, depressão, alterações de cognição, do sono e sexuais. Doenças como hipotireoidismo podem levar à depressão, enquanto depressão unipolar e transtorno bipolar levam à depressão e à euforia. "As drogas ilícitas (como maconha e cocaína) e lícitas (como o álcool) podem alterar de forma abrupta o humor, mas são os conflitos psicológicos os maiores responsáveis pelas mudanças na maioria das mulheres", diz. A baixa auto-estima, por exemplo, traz uma imagem corporal e pessoal negativa, já que a sociedade impõe medidas estéticas inatingíveis.
Foto: Getty Images |
É importante lembrar que o temperamento é genético, mas a formação da personalidade começa na infância. O psicólogo Alexandre Bez explica que, entre os 6 e 7 anos, a personalidade ficará formada definitivamente. Aos 4 anos e meio ela está cerca de 75% pronta. Por esse motivo, todo envolvimento social, ambiental e familiar dessa fase deve ser observado, bem como os traumas sofridos.
"As mudanças podem ocorrer durante toda a nossa vida, mas existem indivíduos que possuem traços de personalidade inflexíveis que dificultam o relacionamento social, eles são os denominados sociopatas", ressalta Rita. De acordo com o pesquisador da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da EPM-UNIFESP e autor do livro Por que não me disseram isso antes?!, Marcelo Dratcu, trabalhos científicos sugerem ainda que os homens têm mais facilidade em situações que exigem orientação no espaço, enquanto as mulheres possuem habilidade no trato com as pessoas, principalmente no trabalho, além de mais facilidade na comunicação e relacionamentos interpessoais.
Alimentos aliados A nutricionista do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga, Juliana Zanetti, explica que a TPM causa alteração de humor por causa da flutuação das concentrações cerebrais de serotonina, cálcio, magnésio e vitamina B6. Assim, o ideal é adotar uma alimentação com esses minerais. São boas fontes: espinafre; uva; laranja; banana; jabuticaba; frutos do mar; ovos e alface (no talo da alface existe a lactucina, que funciona como calmante). Por outro lado, dietas ricas em açúcar, gordura, sal, cafeína e bebidas alcoólicas pioram os sintomas do período. Fora da fase de TPM, estudos mostram que o consumo moderado de doces ajuda na liberação de endorfinas. |
Colaboraram:
? Denise Coimbra
? Elisabeth Dobao
Downtown: Av. das Américas, 500, Bl.02, Sl.214 - RJ
Fone: (21) 3139-4053 / 2564-0475
? Margareth dos Reis
Fone: (11) 3159-1300
? Rita Jardim
Pink Chic: Downtown - Av. das Américas, 500, Bl. 04, Lj. 115 - RJ
Fone: (21) 2496-3668
? Yong Kyun Joo
? Alexandre Bez
Fone: (11) 8588-8007
? Juliana Zanetti
Atualizado em 10 Abr 2012.