Foto: AnaHickman.com |
Ana Hickman, exemplo de sucesso através do bom uso da imagem |
Certa vez Ana Hickman foi eleita a modelo com as mais longas pernas pelo Guinnes Book, o livro dos recordes. De acordo com o registro, 123 cm. Para a sorte da modelo e apresentadora, a marca nunca atrapalhou sua carreira, porém, poderia ter sido considerada mais uma extravagância - das tantas contidas no livro - caso Ana não soubesse harmonizar com elegância e charme seus atributos na construção de sua imagem.
Para a consultora de imagem Sabrina Doladelli, a forma como uma mulher se veste e se porta são fatores decisivos na tradução das ambições, valores e caráter de uma profissional.
A coach de imagem, Sabina Donadelli |
Entretanto, para obter sucesso e destaque no meio profissional não basta gastar todo o salário no shopping. No estabelecimento da harmonia do figurino é preciso levar em consideração as características do ambiente de trabalho e a personalidade da pessoa.
"O estilo sexy é poderoso. A pessoa sexy pode ter grande sucesso na área de vendas, novos negócios, estratégia, etc, pois são arrojadas e não têm medo de errar. Porém, quando em exagero o estilo pode denotar baixa credibilidade. Já o estilo romântico é excelente para profissionais que lidam com pessoas que lideram grandes grupos. Porém, em excesso, o estilo pode transmitir ingenuidade", indica Sabina.
Segundo a consultora, a melhor forma para elaborar o guarda roupa profissional é dar preferência a cortes e tecidos femininos, combinados a cores clássicas e sóbrias, a fim de evitar uma possível erotização dos trajes.
Quanto ao uso de maquiagem no escritório, Sabina aposta na velha máxima do menos é mais. "Deve ser absolutamente corretiva e o mais discreta possível. Batom vermelho somente para mulheres acima dos 30. Perfume razoávelmente, ou alguém quer ser o sache ambulante do escritório?", questiona ela.
Postura no ambiente de trabalho
Foto: Getty Images |
Para o especialista em comunicação empresarial, Reinaldo Passadori, o principal critério que a profissional deve levar em conta dentro do seu comportamento interno é o bom senso. "Esta é a medida mais acertada para qualquer profissional. A aparência, a postura, a voz, elegância e confiança, atrelados às atitudes e ao comportamento irão compor a imagem ideal de uma mulher no ambiente de trabalho."
Reinaldo Passadori, especialista em comunicação empresarial |
Sabina também concorda que o uso das palavras erradas pode comprometer o futuro da executiva. "Algumas mulheres em posição de chefia costumam falar palavrões. Falar palavrão é o cúmulo da distorção da personalidade. Denota baixa credibilidade, agressividade e desequilíbrio. Quando se faz em tom de bom humor fica pior ainda, pois passa por mera falta de educação mesmo", alerta a consultora.
A respeito da necessidade de impor decisões para poder liderar, Passadori ressalta que a habilidade de se comunicar é reflexo do poder pessoal de influenciar as pessoas. "A mulher deve explorar a capacidade de argumentação buscando na assertividade a melhor forma de alcançar os objetivos. A assertividade não deve ser passiva nem agressiva. Há de se estabelecer um equilíbrio para que a ponderação aconteça naturalmente.", conclui o especialista.
Sete dicas para o seu dia a dia de trabalho 1 - Opte por vestimentas que transmitam compromisso e responsabilidade. 2 - Cortes e tecidos femininos não precisam ser descartados, porém combine-os com cores clássicas e sóbrias. 3 - No desenvolvimento do seu etilo, leve em consideração seu bio-tipo e personalidade. Tente ser o mais coerente possível com isto. 4 - A maquiagem no ambiente de trabalho deve ser somente corretiva. Batom vermelho somente para mulheres acima dos 30. 5 - Use perfumes de forma moderada. 6 - Procure falar naturalmente, de forma clara e em tom audível. Não grite e nem abaixe excessivamente sua voz. 7 - Nunca use palavrões ou conteúdo chulo. Guarde algumas de suas piadas para o happy hour com os amigos. |
Colaboração e consultoria:
Sabina Doladelli - Consultora de imagem
Reinaldo Passadori - Especialista em comunicação empresarial
Atualizado em 6 Set 2011.