Guia da Semana

Foto: AnaHickman.com
Ana Hickman, exemplo de sucesso através do
bom uso da imagem

Certa vez Ana Hickman foi eleita a modelo com as mais longas pernas pelo Guinnes Book, o livro dos recordes. De acordo com o registro, 123 cm. Para a sorte da modelo e apresentadora, a marca nunca atrapalhou sua carreira, porém, poderia ter sido considerada mais uma extravagância - das tantas contidas no livro - caso Ana não soubesse harmonizar com elegância e charme seus atributos na construção de sua imagem.

Para a consultora de imagem Sabrina Doladelli, a forma como uma mulher se veste e se porta são fatores decisivos na tradução das ambições, valores e caráter de uma profissional.

A coach de imagem,
Sabina Donadelli
"Uma pessoa que se veste mal passa a informação de que aquele lugar, trabalho, pessoas não são importantes. Isso fica registrado no inconsciente de quem convive com ela. Dificilmente essa pessoa vai conseguir alguma promoção, pois ela não traduz empenho ou comprometimento", analisa a consultora.

Entretanto, para obter sucesso e destaque no meio profissional não basta gastar todo o salário no shopping. No estabelecimento da harmonia do figurino é preciso levar em consideração as características do ambiente de trabalho e a personalidade da pessoa.

"O estilo sexy é poderoso. A pessoa sexy pode ter grande sucesso na área de vendas, novos negócios, estratégia, etc, pois são arrojadas e não têm medo de errar. Porém, quando em exagero o estilo pode denotar baixa credibilidade. Já o estilo romântico é excelente para profissionais que lidam com pessoas que lideram grandes grupos. Porém, em excesso, o estilo pode transmitir ingenuidade", indica Sabina.

Segundo a consultora, a melhor forma para elaborar o guarda roupa profissional é dar preferência a cortes e tecidos femininos, combinados a cores clássicas e sóbrias, a fim de evitar uma possível erotização dos trajes.

Quanto ao uso de maquiagem no escritório, Sabina aposta na velha máxima do menos é mais. "Deve ser absolutamente corretiva e o mais discreta possível. Batom vermelho somente para mulheres acima dos 30. Perfume razoávelmente, ou alguém quer ser o sache ambulante do escritório?", questiona ela.

Postura no ambiente de trabalho

Foto: Getty Images

Para o especialista em comunicação empresarial, Reinaldo Passadori, o principal critério que a profissional deve levar em conta dentro do seu comportamento interno é o bom senso. "Esta é a medida mais acertada para qualquer profissional. A aparência, a postura, a voz, elegância e confiança, atrelados às atitudes e ao comportamento irão compor a imagem ideal de uma mulher no ambiente de trabalho."

Reinaldo Passadori, especialista
em comunicação empresarial
Sobre as melhores formas de se expressar, Passadori ressalta o caráter maternal feminino como fator conciliador no ambiente de trabalho. "Recomendo-se que fale com amabilidade, transparecendo calma, serenidade e os valores que possui. O tom de voz não deve ser muito alto nem muito baixo. Um tom agradável aos ouvidos. A fala natural encanta muito mais e convence ainda mais rápido os seus ouvintes."

Sabina também concorda que o uso das palavras erradas pode comprometer o futuro da executiva. "Algumas mulheres em posição de chefia costumam falar palavrões. Falar palavrão é o cúmulo da distorção da personalidade. Denota baixa credibilidade, agressividade e desequilíbrio. Quando se faz em tom de bom humor fica pior ainda, pois passa por mera falta de educação mesmo", alerta a consultora.

A respeito da necessidade de impor decisões para poder liderar, Passadori ressalta que a habilidade de se comunicar é reflexo do poder pessoal de influenciar as pessoas. "A mulher deve explorar a capacidade de argumentação buscando na assertividade a melhor forma de alcançar os objetivos. A assertividade não deve ser passiva nem agressiva. Há de se estabelecer um equilíbrio para que a ponderação aconteça naturalmente.", conclui o especialista.

Sete dicas para o seu dia a dia de trabalho
1 - Opte por vestimentas que transmitam compromisso e responsabilidade.

2 - Cortes e tecidos femininos não precisam ser descartados, porém combine-os com cores clássicas e sóbrias.

3 - No desenvolvimento do seu etilo, leve em consideração seu bio-tipo e personalidade. Tente ser o mais coerente possível com isto.

4 - A maquiagem no ambiente de trabalho deve ser somente corretiva. Batom vermelho somente para mulheres acima dos 30.

5 - Use perfumes de forma moderada.

6 - Procure falar naturalmente, de forma clara e em tom audível. Não grite e nem abaixe excessivamente sua voz.

7 - Nunca use palavrões ou conteúdo chulo. Guarde algumas de suas piadas para o happy hour com os amigos.




Colaboração e consultoria:
Sabina Doladelli - Consultora de imagem
Reinaldo Passadori - Especialista em comunicação empresarial

Atualizado em 6 Set 2011.