Foto: GP Brasil de F1 |
Felipe Massa estava presente em Interlagos no ano passado |
Três pilotos podem ser campeões do campeonato de Fórmula 1 neste domingo, às 14h, no Grande Prêmio de Interlagos, o último da temporada. Mas não é desta vez que os brasileiros verão um compatriota se sagrar campeão em casa. Felipe Massa e Rubens Barrichello não têm mais chances de levar o título.
A disputa agora está entre o inglês Lewis Hamilton, o espanhol e atual bicampeão Fernando Alonso, ambos da McLaren, e o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari. O estreante Hamilton, de 22 anos, é o mais próximo do título. Ele pode entrar para a história como o campeão mais jovem da Fórmula 1.
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O espanhol Alonso não tem uma relação das melhores com seu colega de equipe, Hamilton, mas tem uma relação íntima com o Brasil. Seus dois títulos foram conquistados no GP de Interlagos. Em 2005, com a prova brasileira sendo a antepenúltima, ele ficou em terceiro e garantiu o campeonato por antecipação. No ano passado, Interlagos era a última prova e bastou-lhe um segundo lugar para levar o bi.
Como assistir ao GP de Interlagos
Se você não adquiriu seu ingresso com antecedência, a possibilidade de entrar é muito pequena. Há diferentes tipos de entradas, desde as que englobam também os treinos de sexta e sábado até os que valem apenas para a corrida, no domingo. As únicas que restavam eram para o setor V, um dos mais caros. Para dois dias (sábado e domingo) o valor é de R$ 1.215 (veja aqui se os ingressos continuam disponíveis). Os ingressos mais baratos eram do setor G, para dois dias, e custavam R$ 300. O autódromo teve sua capacidade ampliada de 18 para 24 mil lugares nas arquibancadas neste ano, além de ter apresentado uma reforma no pavimento da pista.
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Se você foi rápido e conseguiu comprar o seu ingresso, ou não quer saber de Fórmula 1 mas mora próximo de Interlagos, clique aqui para saber o esquema especial que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou para a região, inclusive as linhas de ônibus para o local. As mudanças ocorrerão tanto para os treinos de sábado quanto para a corrida no domingo. O autódromo fica localizado na Avenida Senador Teotônio Vilela, 261. A abertura dos portões será às 7 horas.
Há duas maneiras de chegar de carro ao local. Pela Marginal Pinheiros, siga sentido zona sul, na direção da Av. Nações Unidas. Vire à direita na Avenida Interlagos e siga até o fim. O autódromo estará a sua esquerda. Se for pela Marginal Tietê, pegue a Ponte das Bandeiras e vá pela Avenida Tiradentes (direção Centro). Ela mudará de nome para Avenida 23 de Maio, Rubem Berta e depois Washington Luiz. Ao final desta, vire na Avenida Interlagos à esquerda. Novamente você encontrará o autódromo à sua esquerda.
Existe estacionamentos no autódromo. Uma opção é parar o carro no Shopping SP Marketing (Avenida das Nações Unidas, 22.540) ou no Shopping Interlagos (Avenida Interlagos, 2.225). No fim de semana, terá uma linha circular de ônibus para o autódromo.
Lembre-se de que só são permitidas bandeiras sem mastro no autódromo, por questões de segurança. Também é proibido entrar com alimentos.
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Hamilton tem 107 pontos, Alonso tem 103, Raikkonen tem 100 e Massa, já sem chances de título, tem 86 pontos. Lembrando que o primeiro colocado soma 10 pontos, o segundo, 8, o terceiro, 6, o quarto, 5, o quinto, 4, o sexto, 3, o sétimo, 2, e o oitavo, 1.
As possibilidades de decisão são muitas. Para levar o título, Hamilton precisa apenas do segundo lugar. Contando que os três postulantes ao troféu se coloquem bem na prova, Alonso precisa vencer e contar que Hamilton fique no máximo em terceiro. Já Raikkonen precisa vencer e contar no máximo com um sétimo lugar de Hamilton e terceiro de Alonso.
Mas a decisão mais curiosa aconteceria se Alonso chegasse em segundo lugar e Hamilton em quinto. Os dois empatariam em 111 pontos. O primeiro critério de desempate é maior número de vitórias, seguidos pelo maior número de segundas colocações, depois terceiras e assim por diante. Nesse caso, Hamilton e Alonso só conseguiriam desempatar a disputa no maior número de quintos lugares. A vitória seria de Hamilton por 2 a 1.
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A repercussão negativa do campeonato deste ano ficará marcada na história. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou as suspeitas dos engenheiros da Ferrari e condenou a britânica McLaren por espionagem da equipe italiana. Tudo porque foram encontrados, em julho, 780 páginas de informações da Ferrari na casa do projetista da equipe britânica, Mike Coughlan.
Inicialmente o Conselho da FIA absolveu Coughlan porque as provas eram insuficientes. Depois, a Ferrari acusou seu ex-funcionário Nigel Stepney de vazar informações a Coughlan. Em novo julgamento, realizado em setembro, a FIA condenou a McLaren a pagar US$ 100 milhões, além de a equipe ter perdido seus pontos para o campeonato de construtores (que conta os pontos por equipe).
A imagem da McLaren sem dúvida foi arranhada, assim como a da Fórmula 1. Muitos exigiam uma punição mais severa da FIA, como a perda de pontos dos pilotos (Alonso e Hamilton) ou uma suspensão da equipe.
Atualizado em 6 Set 2011.