Foto: Arthur Santa Cruz |
Música zen, destreza, precisão e equilíbrio imersos em ambiente com bolas coloridas e macias integram uma aula descontraída. Isso é o que muitas pessoas têm encontrado em academias de todo o país.
Desenvolvido na Suíça, na década de 70, o Fitball , também conhecido por bola suíça, é um acessório que dinamiza todo o corpo reunindo elementos como equilíbrio, força, flexibilidade e condicionamento aeróbico, utilizado para diversas atividades rítmicas. Inicialmente, sua aplicação visionava apenas a reabilitação neurológica e da coluna, atualmente, é muito utilizado em aulas de alongamento, abdominal, relaxamento, localizada e condicionamento físico.
O material fabricado em borracha látex possui resistência para suportar até 300 Kg. Pode ser encontrado em três tamanhos: pequeno, 55 cm; médio, 65 cm e grande, 75 cm. O modelo ideal deve ser proporcional a altura e ao comprimento das pernas, bem como ao peso do usuário.
Foto: Arthur Santa Cruz |
"O Fitball cria instabilidade exigindo do corpo o uso das musculaturas internas, a fim de estabilizar os movimentos e os músculos responsáveis pela manutenção da postura e equilíbrio", diz o professor de Ginástica da Bio Ritmo Academia, Marcelo Jaime Vieira. Indicado para qualquer pessoa, a atividade é uma aliada para melhora de postura, força e equilíbrio musculares, alívio de tensões e fortalecimento dos músculos. Gestantes, crianças, idosos e vítimas de problemas lombares e cervicais podem se beneficiar de suas vantagens, desde que haja acompanhamento e controle médico e a série de exercícios seja ministrada por um profissional. A atividade com a bola suíça pode funcionar também, como um auxílio para prevenção das dores, por submeter o fortalecimento da musculatura.
Foto: Arthur Santa Cruz |
O Fitball pode ser utilizado das seguintes maneiras: ? Aulas de ginástica como complemento durante aulas de localizada, aeróbica, Core Board Training, condicionamento cardiovascular, desaquecimento e aquecimento. ? Aulas específicas: sessões de reabilitação da coluna lombar, aulas para gestantes, crianças e idosos. ? Suporte em exercícios: suportar o peso em exercícios na localizada, musculação, pilates. ? Personal Training: a grande versatilidade da bola se torna um ótimo acessório para o treinador. |
Os músculos mais trabalhados são respectivamente o abdômen, glúteo, posterior de perna e braço. Durante uma aula dinâmica aeróbica, a perda calórica varia em média entre 300 e 400 calorias. Massetti completa dizendo que o Fitball é uma aula muscular perfeita para quem acabou de fazer lipoaspiração, por estimular exatamente o local recém operado, mas não é o ideal para quem deseja eliminar peso a curto ou médio prazo. A combinação de uma dieta balanceada e a prática constante definem o abdômen, além de concentrar força e equilíbrio. No decorrer das aulas, a recomendação é o uso de macacão ou calça de ginástica com top ou blusinha justa, devido à flexibilidade exigida pelos movimentos.
Foto: Arthur Santa Cruz |
Apesar do Fitball ser febre entre as mulheres, os homens, principalmente os adeptos da musculação, se rendem cada vez mais, aos exercícios propostos pelas atividades envolvidas. O uso da bola suíça é bem difundido nos países da América Latina, EUA e no Brasil. "Em São Paulo e Rio de Janeiro, há utilização do método em treinamentos de equipes de modalidades esportivas", completa Vieira.
Colaboraram:
? Vanessa Masetti - Fitsport - Rua Aureliano Coutinho, 245 - Higienópolis
Fone: (11) 3662-0690
? Marco Antônio Caffarena
? Marcelo Jaime - Bio Ritmo - Av. Paulista, 2.073 - Terraço 2 - Conjunto Nacional - Cerqueira César
Fone: (11) 3365-0800
Atualizado em 6 Set 2011.