As camisas jeans são tendência nas passarelas de várias grifes
Hora de sair de casa. Natural o homem escolher a primeira roupa que lhe vem à frente quando abre o armário. E eis que surge o jeans. Fundamental no guarda-roupa de muitos caras, ele combina com diversas ocasiões, estilos e demais peças. Há também quem escolha um modelo antes, mas provavelmente aquela calça manjada estará ali, pronta para ser usada.
Mas o que muitos não sabem, é que o modelo, popular para cobrir as pernas, voltou em forte tendência nas últimas coleções em forma de camisas. Marca registrada nas décadas de 80 e 90, quando usadas primeirospelos antenados e depois pelas duplas sertanejas, a moda voltou repaginada e hoje é símbolo de bom gosto. Para que você não corra o risco de reviver o estilo do século passado e pague um mico, aposente seu jeans surrado e confira as novidades que algumas marcas trouxeram em seus desfiles.
Que brega, que nada!
Criado de um simples ato do antropólogo Levi-Strauss, enquanto fazia suas expedições, o jeans virou moda e foi parar nas passarelas. O primeiro estilista a colocar a peça em um desfile foi Calvin Klein, na década de 1970. Depois disso, o tecido azul se disseminou e atualmente figura entre vitrines de grifes conceituadas até brechós e lojas populares. Essa proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano faz com que a vestimenta não perca a elegância e combine com eventos formais e até mais soltos.
Foto: Divulgação
Desfile São Paulo Fashion Week 2010: Marcas - Ellus / Do Estilista
Entretanto, a moda masculina, mesmo mediante a limitação de volumes, texturas, cores e formatos, comparado ao guarda-roupa feminino, gradativamente conquista e mantém seu espaço nas passarelas do cenário mundial. Novo, rasgado, tingido, desbotado, amarrotado ou customizado, o jeans que nunca saiu de moda ganha formatos e conquista gostos diferentes. Para as tendências contemporâneas o jeans usado na parte de cima torna-se a peça coringa capaz de compor looks exclusivos para todos os ambientes.
As camisas chegaram fortes para algumas marcas e têm feito sucesso nas vitrines. Para não entrar numa fria e usar a peça de forma errada, Olivia Hanssen, stylist e editora de estilo da revista Playboy, aconselha que os homens devam saber combinar o restante do look com a peça jeans. "A melhor dica é usar peças jeans em tons similares, preferencialmente mais escuros. Estes funcionam melhor pro dia a dia. Pro final de semana ou situações na praia fica lindo um jeans e camisa mais clarinhos", sugere.
Foto: Divulgação
Desfile São Paulo Fashion Week 2010: Marcas - 2nd Floor / Do Estilista
Estilo próprio
Para não correr o risco de ficar brega e virar chacota entre os amigos e, principalmente, com as gatas, use o jeans nas camisas de forma correta, sem querer inventar muito. "Evite misturar claro com escuro, já que esta combinação tende a deixar o look um pouco datado. E nem tente usar nenhum tipo de acessório para estilizar", orienta Olivia. As peças podem ser utilizadas em dezenas de ocasiões, mas há ressalvas para as camisas. "Podem ser usadas em situações mais casuais. Para o trabalho, se o ambiente permitir, combine uma camisa jeans mais escura com uma calça khaki. No final de semana elas funcionam também com calças e bermudas cargo", afirma.
Outra parte fundamental a ser combinada com a camisa são os calçados. Para não errar, o melhor a fazer, segundo Olivia, é escolher os modelos mais simples. "Em ambientes mais arrumados, sapatos de couro como mocassins e abotinados são ideais. De restante, tênis de couro ou lona com solados mais discretos. Deixe os tênis de corrida com molas para a academia".
Serviço:
Do Estilista - (11) 3061-9577
2nd Floor - (11) 2186-9097
Ellus - (11) 2186-9000
Atualizado em 6 Set 2011.