Guia da Semana

Por Bianca Zaramella


O Karatê originou-se na China e, em japonês, quer dizer "mãos vazias". Diz a lenda que o karatê era uma luta praticada secretamente por pessoas comuns que estavam proibidas de portar armas e, por isso, defendiam-se de mãos vazias, fazendo uso destas, cotovelo, joelho e pés. Hoje considerado esporte internacional, está dividido em quatro estilos, tendo em torno de 23 milhões de praticantes no mundo todo.

Além dos estilos reconhecidos pela Federação - Shotokan, Wadoryu, Shorinryu, Gojuryu e Itosuryu - pratica-se o Kyokushin. As diferenças são baseadas nos locais de origem.
O Karate Kyokushin nasceu há 50 anos, criado pelo lendário Mestre Masutatsu Oyama 10º Grau, que após estudar diversas formas de lutas, desenvolveu e criou seu próprio estilo, um método moderno e dinâmico, batizado 1o com o nome de Karate Oyama e logo passou a ser chamado no Japão de Kyokushin (estilo da verdade) ficando oficialmente batizado como Karate Kyokushin Oyama, cuja filosofia busca o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

Foi introduzido no Brasil em 1972 pelo Shihan Seiji Isobe 7ºdan, discípulo direto do mestre Oyama. Em 1986 através do conselho nacional de esportes (CND) foi realizado o reconhecimento do Karate Kyokushin Oyama, como nova modalidade esportiva, fundando a Federação Paulista nesse mesmo ano e em 1990 a Confederação Brasileira.

O Guia da Semana conversou com o Prof. Marcos Furlan -bi-campeão Sul-americano e mestre desta arte marcial também muito praticada pelas mulheres.

Guia da Semana- Quantas meninas tem hoje na sua aula?A freqüência de mulheres é grande?

Marcus Furlan:-Existem 25 mulheres praticando o karate kyokushin em Mogi das Cruzes, o que corresponde há 20% dos alunos. Temos em nossos treinos: Tereza Sezaki de 79 anos, Sebastiana da Silva de 54 anos, e as campeãs do último Campeonato Paulista : Thiene Furlan de 18 anos e Juliana Shintani de 19 anos.As duas estão classificadas para o Campeonato Mundial que será no dia 30 de abril em Osaka-Japão.

A freqüência de mulheres é grande. Primeiro elas entram para aprender a se defender.Depois começam a conhecer e pegam gosto pela prática, logo em seguida, já querem fazer exames e participar de campeonatos.

Guia da Semana - Qual é a maior dificuldade para quem quer dar início aos treinos?

Marcos Furlan:Existem dificuldades com relação aos nomes e palavras que vem do idioma japonês, e também aos golpes do treinamento básico (kihon Gueiko). Este treinamento é um preparo para a luta. Nesta fase o iniciante leva cerca de 3 meses para aprender.

Guia da Semana - É muito cansativo? O esforço compensa?

Marcus Furlan : É mas a medida que você vai treinando, pode notar resultados tanto na parte técnica, como no condicionamento físico.

Guia da Semana - O Karatê pode ser uma opção para quem quer emagrecer?

Marcus Furlan: Uma aula normal com uma hora e meia de duração e gasta-se em média 500 calorias. Se for a aula especial, ou para para campeonato o gasto chega a 1.500 calorias.

Marcus Furlan é bi-campeão mundial de Karatê Kyokushin.

A academia KIOKUSHIN foi inaugurada em 1974 pelo mestre Sul-Americano Seiji Isobe.

Serviço:

Academia Kyokushin
Tel : (11)4726-8148
(11) 4796-5536

www.karatekyokushinoyama.com.br

Email:[email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.