Guia da Semana

Por Márcio Garcês


Kate Moss é um ícone! Foi com estas palavras que Carine Roitfeld, a poderosa editora da Vogue Paris, revelou a imprensa na última temporada de desfiles internacionais. Segundo Roitfeld, Kate é ícone como Marilyn Monroe e outras grandes divas que imortalizaram suas imagens. Não é a toa que a top ganhou uma edição especial da revista, item digno de colecionador.

Há 15 anos atrás, Kate Moss foi descoberta no aeroporto de Londres por uma agente modelos. A primeira vista, sua aparência esquálida e traços marcantes chamaram bastante atenção.

Seu primeiro trabalho como modelo foi uma capa para a revista The Face, onde a menina magricela, aparecia de topless imprimindo uma imagem bastante inusitada para a época.


Calvin Klein, projetou a modelo ao estrelado. Apesar de ter conquistado fama, seu perfil foi duramente criticado como mal exemplo para as adolescentes que poderiam se tornar anoréxicas para tentar imitá-la.

Top model - A era das supermodels foi um marco na carreira de Kate Moss. Seu nome passou a circular entre as modelos mais famosas do mundo como: Naomi Campbel, Linda Evangelista, Cindy Crawford, dentre outras. A fama da supermodelos era a de não sair da cama por menos de 10 mil US$.

Campanhas milionárias, namorados famosos - no caso de Kate ela namorou o astro de Hollywood, Jonhnny Deep - e muito glamour transformaram as profissionais das passarelas em divas almejadas no mundo inteiro.


Kate no Brasil : A convite da grife Ellus, Kate Moss foi convidada para aterrissar no Brasil onde participou do desfile e da campanha da marca. Foi um momento histórico, em plena ascensão da São Paulo Fashion Week.

Além do alto cachê, a top fez algumas exigências como passar um final de semana inteiro em uma mega mansão em Angra do Reis.


O escândalo: Kate Moss sempre foi uma modelo polêmica. Qualquer atitude era motivo para ganhar a atenção da mídia. Recentemente, ela foi fotografada usando drogas em uma festa na Inglaterra chamando a atênção dos mais importantes veículos de comunicação do mundo. O resulto desta brincadeira, foi o cancelamento de vários contratos e declínio de uma carreira que esteve sempre órbita.

Amigos da modelo como o estilista John Galliano, Alexandre Mcqueem e o editor da revista W prestaram apoio. Passando a tempestade, Kate retornou ao planeta fashion como estrela de várias campanhas.

Movie - Este ano, além das campanhas de moda como a Burberry, Kate passa atuar no cinema. Segundo rumores, a top deve estrelar ao lado do ex-namorado Jonhny Deep para gravar o filme sobre a vida do vocalista e líder da banda INXS, Michael Hutchence, que se suicidou num quarto de hotel em 1997. O título do filme ainda é provisório Slide Away" - e faz uma referência à música que Hutchence gravou com Bono Vox, do U2. Johnny Depp faria o papel do cantor e Kate Moss encarnaria sua namorada Paula Yates.

Atualizado em 10 Abr 2012.