Por Bianca Zaramella
O kenjutsu é a arte de lutar com a espada katana, a fascinante arma japonesa usada pelos guerreiros samurais. Esta arte marcial surgiu no Japão feudal, aproximadamente no século VIII, a partir da necessidade dos guerreiros nipônicos se defenderem contra as tentativas de invasão.
Sempre ligado ao caminho do zen, das artes e da evolução espiritual, o kenjutsu se tornou peça central da cultura japonesa. Marcado pela era dos samurais, ele segue os preceitos de disciplina, busca pela perfeição, sensibilidade e empenho máximo.
As mulheres praticam o Kenjutsu desde a época feudal, com a função de proteger os lares quando os maridos estavam fora em guerras. Tradicionalmente, elas treinavam a alabarda uma espécie de bastão só depois é que veio a espada.
A mulher samurai mais lendária da história japonesa foi Tomoe Gozen, que participou das guerras lado a lado com os homens. Esta arte marcial teve destaque especial no filme Kill Bill, do diretor Quentin Tarantino. A atriz Uma Thurman treinou o kenjutsu e outras marciais para atuar nas famosas cenas de luta do filme.
O Instituto Niten é um centro de treinamento de artes marciais que tem aproximadamente duzentas meninas praticando o Kenjutsu. Elas aprendem a lutar com espadas de bambu usando pesadas armaduras de proteção. Muitas procuram esta modalidade para adquirir habilidade, velocidade e força contra o oponente, sem contundir ou causar ferimentos. A prática desta arte marcial fortalece as pernas, os braços, o abdome e ainda emagrece.
Além do lado espiritual seguindo a filosofia dos samurais, o Kenjutsu exige muita concentração. Ao final de cada treinamento os alunos fazem uns minutos de meditação para relaxar. Os instrutores explicam que a espada nunca deve ser usada no caso exterior, porém a atenção e a sensibilidade desenvolvida ajudam e evitar situações ruins.
Serviço:
Instituto Niten
Tel: (11) 5539-6550
Instituto Niten
Atualizado em 6 Set 2011.