Guia da Semana

Foto: Divulgação
Pele mais jovem, lábios mais grossos e firmes. O preenchimento cutâneo com ácido hialurônico traz esses benefícios para o corpo, sendo um dos procedimentos estéticos que mais cresce no mundo devido ao grau de satisfação do cliente aliado à segurança do produto.

A dermatologista Marisa Santos Weiss explica que as indicações de uso são para "preenchimento de sulcos na face, aumento ou restauração do volume dos lábios e preenchimento de depressões na pele".

A substância é aplicada sob a pele, podendo ser mais superficial ou profunda, dependendo da apresentação do produto e do objetivo a ser alcançado. Para aumento dos lábios, um mililitro é suficiente para um efeito bom.

A complicação mais freqüente é a formação de hematomas no local onde o produto foi aplicado e a percepção de pequenos "nódulos" sob a pele, mas que costumam desaparecer após algumas semanas. As pessoas com herpes simples (labial) podem manifestar um surto após a aplicação nos lábios. Nos primeiros dias, a boca fica um pouco inchada também, mas após uma semana já está normal novamente.

No geral, não há riscos alérgicos na aplicação, já que a substância é biocompatível. O resultado da aplicação dura de seis a oito meses, pois o produto é absorvido pelo organismo.

A contra-indicação fica para gestantes e pessoas com processos infecciosos locais ou outras infecções e febres. Outros casos devem ser avaliados pelo médico responsável.

Marisa Weiss afirma que, "com um mínimo de desconforto e risco, consegue-se recuperar uma aparência mais leve, descansada, de forma natural e num mínimo espaço de tempo".

Após a aplicação, durante até seis horas o paciente deve manter a cabeça elevada, sem tocar a área que foi tratada, além de não aplicar calor ou frio excessivos e não utilizar analgésicos com o ácido acetilsalicílico. O paciente também deve estar atento sobre eventuais problemas de saúde e quaisquer medicações que esteja usando antes da cirurgia, para avisar todos os detalhes ao médico.

O custo do procedimento varia de acordo com a região do país, a quantidade a ser usada e o grau de experiência do profissional especializado que deverá aplicar. O valor fica entre R$1200,00 e R$1800,00.

Uso Alternativo

Gustavo Kuerten também já utilizou o ácido hialurônico, mas não chegou nem perto de ficar com os lábios da Angelina Jolie. O tenista brasileiro estava fazendo um tratamento para problemas nos quadris.

A substância é um componente da cartilagem e estudos indicam que ela estimula a regeneração da mesma, de acordo com o médico fisiatra Gilbert Bang.

Segundo o especialista, o ácido é aplicado na articulação entre três e cinco sessões, sendo no máximo uma vez por semana. É permitido utilizá-la em todas as articulações, como joelho, tornozelo e ombros.

Por ser um produto derivado de substância orgânica, não há riscos, a não ser os comuns de qualquer aplicação, como a infecção pelo manuseio incorreto dos instrumentos.

As contra-indicações vão para pessoas que possuem inflamação na articulação, artrose grave, indicação cirúrgica e infecção na pele do local que será tratado.

Colaboraram:
? Marisa Weiss
? Mônica Linhares
? Gilbert Bang

Atualizado em 1 Dez 2011.