Guia da Semana

Divulgação


No último dia 5 de julho, a Audi apresentou ao público a nova máquina da marca: o Audi TT Roadster 2.0 TFSI. Depois do TT Coupé, representante do design e esportividade da Audi, a versão roadster conversível chega ao país esbanjando sofisticação e tecnologia.

O design é semelhante ao do cupê, com uma dianteira que apresenta expressividade por conta do grande radiador, elemento de definição genética da Audi. Os faróis bem marcados enfatizam a aparência esportiva do carro e as largas entradas de ar insinuam a potência do motor. Ainda traz o diferencial de ter as barras laterais de proteção com acabamento em alumínio no design exterior. A capota é integrada com a traseira, o que reduz a curvatura do automóvel comparada à versão cupê, tornando-o mais agressivo e esportivo.

A carroceria foi produzida em alumínio e aço pelo método de construção ASF Space Frame, desenvolvido pela Audi a fim de diminuir o peso e tornar o carro mais veloz. O modelo chega ao Brasil com 58% de alumínio e 42% de aço na composição.

Divulgação


A capota conversível é automática, com sistema acionado por um botão localizado no console do veículo, e foi desenvolvida com uma mistura de alumínio e aço, para ficar mais leve. É aberta em 12 segundos, graças ao sistema de dobras Z, que ocupa menos espaço. O fechamento completo é feito em 14 segundos. Ainda é composta por um material que funciona como isolante acústico e térmico, uma característica importante para carros conversíveis.

Assim como no cupê, a nova máquina apresenta motor quatro cilindros 2.0 Turbocharged TSFI, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, que garante ao esportivo uma potência de 200 cv. A aceleração é de 0 a 100 km em apenas 6,5 segundos, e pode atingir a velocidade máxima de 237 km/h. O torque máximo de 280 Nm está disponível em uma larga faixa de rotações, desde 1.800 rpm até 5.000 rpm. Pelo pacote tecnológico, o propulsor foi escolhido por um júri internacional de especialistas como "O Motor do Ano", por três vezes consecutivas, em 2005, 2006 e 2007.

Divulgação
Quem tiver o prazer de pilotar o novo esportivo, ainda terá a chance de conhecer uma das novidades da Audi no quesito câmbio. O TT Roadster vem com o S tronic, um sistema que combina as vantagens de uma caixa de câmbio manual com uma automática, simultaneamente, com ênfase na esportividade. Apesar de não possuir pedal de embreagem, o S tronic é baseado tecnicamente na caixa de câmbio manual de seis velocidades. Com inédito sistema de dupla embreagem e controle eletro-hidráulico inteligente, é possível engatar duas marchas ao mesmo tempo: enquanto uma marcha está em funcionamento, a próxima está pré-selecionada. Nas trocas de marcha, o engate é praticamente simultâneo, proporcionando aceleração constante, sem interrupções.

O Audi TT Roadster é equipado com rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 245/45 R17. Com tecnologia run-flat, os pneus, se furados, permitem que o carro continue em movimento por cerca de 50 km a uma velocidade máxima de 80 km/h. O esportivo tem ainda um sistema que monitora a pressão dos pneus.

Outro destaque fica por conta do sistema de som Bose de série com rádio modelo Symphony de 6 CD´s no painel. Interface Bluetooth para celulares, preparação para iPod, Acoustic Parking System de estacionamento traseiro, faróis com bi-xênon, lavadores e ajustes de altura, bancos dianteiros com ajuste elétrico e programa eletrônico de estabilidade (ESP) são outros equipamentos de série.

Divulgação


Audi só deverá informar o preço do Audi TT Roadster 2.0 TFSI no início de sua comercialização, em setembro.

Atualizado em 6 Set 2011.