Guia da Semana

Foto: Arquivo pessoal


O laser terapêutico é uma alternativa de tratamento contra o herpes. Um estudo da Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara mostrou que ele pode reduzir o tempo de manifestação da doença, aliviar dores e aumentar o intervalo entre um aparecimento de sintomas e outro.

O tempo do ciclo comum dura em torno de dez a 14 dias. Com o laser, ele diminui para cinco a sete dias. "Após o aparecimento da lesão e aplicação da luz, a região afetada apresenta uma ´imunidade local´ diminuindo as chances de aparecer novamente", explica o cirurgião dentista autor do trabalho, Hermes Pretel.

O estudo, que utilizou o laser infravermelho Whitening Lase II - DMC - cedido pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Fototerapia de São Carlos -NUPEN, envolveu cerca de uma a duas sessões por paciente.

Quem pode aplicar o tratamento são cirurgiões-dentistas habilitados. Os melhores resultados são obtidos quando ele é feito na fase inicial da doença, que inclui um desconforto associado à coceira e pequeno aquecimento na região.

O laser não apresenta contra-indicações diretas e é indolor. Ele é irradiado na região afetada durante cerca de 30 segundos. Antes de qualquer coisa, é preciso que o especialista realize uma ficha de anamnese (entrevista de diagnóstico) e o controle do paciente.

O custo é em torno de R$ 80,00 a R$ 140,00, de acordo com a fase da lesão e as condições do problema. São necessárias de uma a três aplicações.

Segundo Pretel, "sabe-se que, após algumas aplicações de laser terapêutico, a recidiva da lesão diminui sua incidência. Fator esse ainda não comprovado utilizando somente o antiviral. Assim, pacientes que tenham herpes três a quatro vezes por ano, após o tratamento com laser diminuem o aparecimento".

Orientação da pesquisa: Prof ª Dr. Lizeti Toledo de Oliveira Ramalho
Professora do Departamento de Morfologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP


Você sabia?
Você sabia que o Tai Chi Chuan contribui para prevenir o vírus do herpes labial? Como as causas estão relacionadas com situações de estresse emocional ou físico, a atividade coopera com a resistência do corpo e equilíbrio da mente.

"O Tai Chi Chuan faz com que a pessoa se torne mais resistente e consiga administrar os conflitos de maneira mais tranqüila. Naturalmente, o sistema imunológico é fortalecido e não apenas ficará imune ao vírus do Herpes, mas a outros também", explica a diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, Angela Soci.



Voltar

Atualizado em 6 Set 2011.