Guia da Semana

www.rmauctions.com


No próximo dia 20 de maio, haverá um leilão exclusivo na fábrica da Ferrari - na Casa di Maranello, onde a lenda nasceu - dedicado exclusivamente aos carros de corrida mais soberbos. Entre todos os automóveis, em sua maioria vermelhos, um que fez história e está estimado no valor mais elevado - de 6 a 7,5 milhões de euros - é a Ferrari 330 TRI/LM Testa Rossa Spyder, de chassi 0808.

Este é o último carro esporte de corrida da Ferrari com motor na parte da frente do veículo, uma das séries mais famosas e rápidas já desenvolvida. A máquina dos superlativos tem muita história. O projeto nasceu com o ímpeto de vencer e superar os modelos antigos que competiam anualmente em uma das corridas mais tradicionais do mundo: as 24 horas de Le Mans.

24 horas de Le Mans
As 24 Horas de Le Mans são disputadas na França anualmente, desde 1923. Nasceu com o objetivo de contribuir para a evolução do progresso técnico e desenvolvimento dos automóveis. A primeira edição com 33 concorrentes ocorreu num circuito próximo a Le Mans. As 24 horas acontecem todo ano no mês de maio.

É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos. O circuito tem uma extensão de 13,650 quilômetros, usa parte do circuito Bugatti e é, em grande parte, composta por rodovias nacionais. Em alguns trechos da prova, as máquinas conseguem atingir 400 km/h durante um minuto. Haja coração! A Ferrari, como não poderia deixar de ser, é a recordista entre os construtores com dezenove vitórias.



www.rmauctions.com
A jóia em questão foi cuidadosamente restaurada para a mesma configuração da vitória em Le Mans em 1962, com a supervisão de Fantuzzi, que liderou o trabalho original. É, talvez, uma entre as Ferraris mais importantes disponíveis para aquisição. Já era um carro de corrida de sucesso quando surgiu no final de 1957 e seguiu uma seqüência de vitórias numerosas. Muitas já foram descritas em livros. Mas foi em Le Mans que a Testa Rossa estabeleceu sua reputação.

A escuderia construiu a melhor Testa Rossa, vencendo em 1958 (Hill/Gendebien), 1960 (Frere/Gendebien), 1961 (Hill/Gendebien) e 1962 (Hill/Gendebien). Com a chegada de uma nova corrida a cada ano, a fábrica do cavallino rampante ajustava e melhorava os carros. A quinta e última versão da Escuderia Ferrari Testa Rossa não teve uma geração completa. Ela é a única 330 TRI/LM, oferecida no leilão. O primeiro carro de uma série é bom. Mas o último é ainda melhor.

www.rmauctions.com


A expressão de tudo isso é atribuída à única Testa Rossa motor 4 litros já produzida. Era dirigido pela dupla de corrida incomparável Phil Hill e Olivier Gendebien, e o último carro que conquistou a vitória absoluta em Le Mans.

Pela própria avaliação do piloto Phil Hill, que já venceu em Le Mans pela escuderia italiana, "A 330 TRI/LM é um carro de corrida bem balanceado e previsível nas condições de demanda. É absolutamente único, histórico e o último carro com motor na frente a vencer as 24 horas de Le Man. Seguidamente provado não apenas em Le Mans e Sebring, mas também no dia-a-dia e em eventos históricos nas estradas, é a última expressão da era de ouro dos carros esporte de corrida com o motor na frente, a última Ferrari Testa Rossa."

www.rmauctions.com


As regras de classificação para a corrida de 1962 foram reestruturadas, com ênfase em carros de motor 4 litros como uma nova categoria experimental. Apesar da Ferrari já estar fabricando carros de corrida com o motor no centro dos veículos, criou a Testa Rossa 330 TRI/LM para aproveitar as vantagens das novas regras e para vencer a corrida, claro. O conceito e a determinação do carro foi um desafio para a nova categoria e a vitória reflete a decisão de fazer um veículo completamente novo, com a proposta de um motor 4 litros. A Ferrari instalou um motor modificado, o Tipo 163 Superamerica V-12 de 390 cavalos de potência, 50 a mais que o melhor Testa Rossa já produzido.

www.rmauctions.com
Com este modelo, a marca mostrou toda a experiência de quatro anos de criação e competição, com apenas um objetivo em mente: vencer. De acordo com um artigo publicado pelo piloto Phil Hill, "Testa Rossa foi a razão pela qual a Ferrari conseguiu dominar carros de corrida no mundo todo, e produziu alguns dos mais bonitos da era pós-guerra."

Atualizado em 30 Nov 2012.