Guia da Semana

Começou em 1978 com pequenas produções de tiragem limitada. Abriu sua primeira loja em 1982, em Fortaleza. Em outubro de 1987, a rede de televisão francesa FR3 veio ao Brasil para a produção do documentário "Brasil País da Esperança" e deslocou sua equipe até Fortaleza para fazer uma reportagem com o estilista, escolhido como o representante oficial da moda brasileira.
Logo depois, Lino Villaventura foi convidado para representar o Brasil na feira de moda "World Trade Fashion Fair", em Osaka no Japão e, em outubro de 1989, um novo desafio: o mercado internacional. Desde então, a marca é vendida em lojas sediadas em Osaka, Tóquio, Londres e New York.
No início dos anos 90 partiu para a criação da roupa sob medida, atualmente uma das maiores fontes de renda da Empresa.
Diversificando sua linha de ação, o estilista começou a desenvolver figurinos para Cinema e Teatro. Desde julho de 1996 participa do SPFW. Em 2004 o estilista desfilou e realizou show room de sua coleção verão 2005 a convite do salão do pret-à-porter em Paris. Fora do País o estilista tem suas roupas comercializadas em Dubai e diversas outras regiões dos emirados Árabes.
Traço marcante no trabalho do estilista é sua incessante pesquisa de materiais como a palha de buriti, o couro de cabra, o barbante de puro algodão, a renda filé, as escamas desidratadas de peixe, a gaze de seda pura flocada e a resina de poliutileno aplicada sobre seda.

Atualizado em 6 Set 2011.