Foto: Getty Images |
Cada vez mais comentada entre as mulheres, a lipoaspiração é alvo de muitas dúvidas, temores e propagandas enganosas. Sempre há um novo tipo de técnica milagrosa de lipo, com a promessa de recuperação rápida, indolor e sem riscos. Confira abaixo algumas respostas a alguns mitos e dúvidas freqüentes.
O que é a lipoaspiração?
A pergunta pode até parecer óbvia demais, mas não é bem assim. Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico - com anestesia e incisão -, que retira a gordura por aspiração. Isso independe do tipo de anestesia (local, geral ou peridural) e do local a se realizado (consultório, clínica ou hospital). Sendo assim, lipolight, minilipo, HLPA, lipo tumescente , vibrolipoaspiraçnao são, sim, cirurgias.
Qual médico está apto a fazer uma lipoaspiração?
Somente cirurgiões plásticos devem fazê-la, segundo especificação do Conselho Federal de Medicina, na resolução nº 1.711. Todas estas explicações seriam dispensáveis, se não fossem os inúmeros médicos não-cirurgiões realizando lipoaspirações, principalmente em clínicas e consultórios, visto que os hospitais costumam pedir o diploma de especialização do profissional. É importante citar que o Conselho Federal de Medicina não reconhece "medicina estética" com especialidade. Um modo simples e eficaz de comprovar a especialização do médico é conferir se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A lipoaspiração é mesmo perigosa?
Toda cirurgia possui seus riscos. Quanto maior for o procedimento, maior será o risco. Muito pequenos, com anestesia local possuem risco menor do que os grandes, com anestesia geral. Essa é a cirurgia plástica mais realizada atualmente e com baixíssimos índices de complicações. O que ocorre, é que muitas acontecem em ambiente não hospitalar (que têm menor estrutura de segurança) e, frequentemente, por não-especialistas.
A lipoaspiração com anestesia local é mais segura? (minilipo, lipo-light, HLPA etc)
Nem sempre! A lipo com anestesia local está bem indicada quando o paciente possui realmente pouca gordura a ser retirada - menos de um litro - e retira tudo num único procedimento.Quando se "loteia" a lipoaspiração, o índice de segurança cai muito e fica mais perigoso do que fazer apenas um procedimento maior, com anestesia geral ou peridural.
Vários procedimentos somam os riscos de cada um deles, além de ter maior probabilidade de imperfeições, assimetrias e da menor segurança de não operar em ambiente hospitalar.Vale lembrar que o anestésico local é tóxico, caso seja usado em grande quantidade. Logo, para cirurgias de maior porte, a anestesia local não é indicada, pelos riscos aumentados.
Qual é a diferença entre a lipoaspiração e a lipoescultura?
A lipoescultura é uma lipoaspiração em que parte da gordura é usada como enxerto para aumentar o volume de outra área, por exemplo, aumentar os glúteos ou suavizar vincos da face. Ambas retiram gordura, mas apenas a lipoescultura enxerta (injeta em outro local). A lipoaspiração de várias áreas corporais é uma lipo de porte maior, mas continua sendo apenas "aspiração".
Leia as colunas anteriores de André Colaneri
Lipo sem medo
Prótese de Mama, qual é a ideal?
O que faz: É médico Perito Judicial em Cirurgia Plástica, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas com especialização em Cirurgia Plástica. Hoje, com apenas 36 anos, é um dos expoentes nacionais na sua área de atuação.
Pecado gastronômico: Frutos do mar
Melhor lugar do Brasil: Fernando De Noronha
Fale com ele: Acesse o site do autor ou ligue (11) 3078-6777
Atualizado em 10 Abr 2012.