Guia da Semana

Fotos: Divulgação

Impressionar as mulheres tem sido o talento de muitos bon vivants nos últimos tempos. Eles fazem de tudo: contratam personal trainer, investem em roupas elegantes, realizam cursos para enólogos, entram em escolas de gastronomia e equipam seus apartamentos com o que há de mais tecnológico e elegante. Neste último item, há uma das tarefas mais difíceis ao se montar um apê: como escolher a louça certa para a cozinha. Por isso, consultamos dois experts no assunto para que você não se engane e compre peças que não se pareçam em nada com pratos e talheres herdados da mamãe.

Marcel Steiner, além de designer de interiores, é solteiro e mora sozinho. Assim, mais do que experiência profissional, ele sabe realmente os itens necessários para ter uma copa estilosa, prática e bem equipada. "Indico que as peças sejam todas brancas, sem detalhes", fala. Ele preferiu sair da tradicional porcelana e optar por adquirir louças de cerâmica branca fosca para sua cozinha.

O diretor de operações da loja Spicy, Jean Paul Rebetez, concorda que o branco deva predominar entre os pratos, xícaras, travessas e indica os aparelhos de jantar da marca alemã WMF, que unem qualidade e bom gosto. "O prato branco valoriza a comida, assim, é mais um diferencial para o homem que quer impressionar a mulher na cozinha. Está bem ligado com a questão da sedução", justifica.

Foto: Divulgação

As panelas de inox dão um charme a mais na hora de cozinhar, no entanto, o ideal é não levá-las à mesa

Mistura fina

Não é porque as louças são todas brancas que não se pode ter um colorido entre elas. Rebetez sugere a fusão entre o branco e o inox, explorando o metal entre as travessas e até nas panelas para preparar a comida. "Mesmo sendo muito bonitas e tecnológicas, as panelas de inox não podem ir à mesa", explica. Já as que são feitas de aço inoxidável esmaltado, como as da marca francesa Lê Creuset, podem serem colocadas junto aos pratos e talhares. "Essas panelas coloridas chegam a dar uma graça a mais na mesa", opina Steiner em relação a essa linha de panelas produzida em várias tonalidades, como vermelho, azul e roxo.

O diretor de operações da Spicy sugere outra combinação com o branco que foge do tradicional: a madeira. De acordo com ele, ela pode ser usada nos jogos americanos de bambu sob os pratos brancos e também em travessas feitas de madeira certificada, que apresente cuidados microbiológicos. Até mesmo ao colocar as travessas de porcelana branca nos aparadores já é feita uma bela combinação do rústico com o requintado.

Se optar por usar as travessas brancas - que também ficam lindas- ouse em formatos mais arrojados. "As peças com designer escandinavo, que possuem formas mais esquisitas, são fantásticas", sugere Steiner. No entanto, como o valor dessas louças são um pouco mais elevados, a dica é adquirir algumas peças e misturar com sua louça mais clássica.

Foto: Divulgação/Site Oficial Zara Hadid

Os talhares com designer diferenciado são da marca alemã WMF e foram desenhados por Zaha Hadid

Complementares e essenciais

Outra dúvida muito frequente entre os solteiros é o tipo de talher que podem usar e conciliar praticidade com elegância. O designer de interiores confirma que prata é sempre bacana, porém, exige cuidados extras na manutenção. A melhor opção é escolher bons jogos de inox e diferenciar-se mais uma vez nos formatos. "Meus talhares são cromados, mais disformes e leva a assinatura da designer iraquiana Zaha Hadid", fala Steiner.

Rebetez sugere o uso de garfos, facas e colheres de aço cromado da linha WMF, pois são peças belíssimas e práticas de usar. Ele ainda cita o fato dos homens solteiros não terem uma casa equipada como as de famílias -que têm mais de um jogo de talher-, assim, eles possuem apenas um, que não costuma ser o prata pela manutenção trabalhosa.

Já em relação aos copos, o executivo da Spicy destaca as taças de vinho tinto e branco entre os itens essenciais para equipar a cozinha desse homem contemporâneo. "Eles estão investindo muito em vinhos", frisa Rebetez. Steiner completa que é importante também ter copos de wisky, taças para champanhe e copos grandes: mais altos e pesados para servir água e refrigerante. Fora os copos maiores, que podem ser de vidro, é elegante que as demais peças sejam de cristal. Segundo o designer de interiores, uma média de seis itens de cada tipo de copos e taças é suficiente.


Atualizado em 6 Set 2011.