Por Carolina Tavares
O modelo foi criado em 1958 e descoberto no arquivo da Casa Vuiiton. Reelaborado em 2006, existem três versões da bolsa: Lockit, Lockit Vertical e Lockit Horizontal.
Na primeira versão, o produto já passou pelas mãos de Audrey Hepburn no filme Two for the road, em 1967. A releitura possui um detalhe em couro de bezerro natural, arestas tingidas de vermelho e um chaveiro.
A bolsa "inviolável" foi criada em 1901. No início seu objetivo era guardar roupa suja, mas até hoje é usada para levar de tudo um pouco.
O nome da bolsa teve inspiração nos navios a vapor e é uma referência aos cruzeiros transatlânticos.
Desenvolvida na década de 30, é a primeira bolsa de viagem maleável da história. O nome em inglês significa "guarda tudo", da mesma forma que o nome original francês (Tientou).
Famosos como Jackie O, Naomi Campbell, Madonna, Jennifer Lopez e Catherine Deneuve adotaram a bolsa como objeto essencial de viagem. O produto também já foi inspiração de artistas como a escultora Silvia Fleury, que desenvolveu a idéia dos produtos prateados e dourados com sua escultura da Keepall em bronze.
A Speedy nada mais é do que uma versão menor da Keepall. Criada também em 1930, ela pretendia trazer a idéia de uma carteira de viagem. Em 1965, o cliente Audrey Hepburn solicitou que a Louis Vuitton criasse uma versão menor da Speedy, pedido que foi realizado com o nascimento da Speedy 25.
Artistas como Stephen Sprouse, Cerise, Multicolor, Silvie Fleury Perforé, Denim também criaram suas versões do produto.
A pedido de um cliente, a bolsa Noé foi fabricada em 1932, especificamente para carregar garrafas de champagne, sendo quatro de pé e uma de ponta cabeça.
Utilizada por artistas como Samy Davis Junior e Stephanie Powers, o produto logo se tornou um clássico utilizado nas cidades.
Andando pelas ruas de Paris, Henri Louis Vuitton se apaixonou pela bolsa de uma jovem. Em sua mesa de desenho, no ano de 1966, ele resolveu criar a Papillon, que significa borboleta, fazendo referência principalmente às alças finas que lembram as asas de uma borboleta.
Em 1977, a Revista Vogue América apresentava a nova bolsa na companhia da modelo Twiggy. Em 2002, foi a vez de Eva Herzigova fazer o relançamento do produto. Algumas das celebridades amantes do produto são Lauren Bacall, Jane Birkin e Carolina Dieckmann, que foi a primeira a comprar a versão Cherry Blossom, uma edição limitada criada por Takashi Murakami.
A bolsa de compras foi criada em 1968, tendo o nome inspirado no formato de balde do produto. Mulheres japonesas que precisavam de um acessório para combinar com os tradicionais quimonos acabaram adotando a bolsa nos anos 80.
Um dos motivos que fez de Bucket um acessório conhecido no mundo, foi o fato de Naomi Campbell utilizar o produto em todas as ocasiões.
A bolsa possui inúmeras versões. A primeira é o modelo Squire Bag, criado em 1934. Em seguida, a versão Champs-Elysées foi criada em 1955. Em 1992, o produto foi relançado, tendo o nome inspirado no famoso espaço La Place d´Alma, em Paris.
Em comemoração ao centenário do tecido monograma, em 1996 Azzedine Alaia vestiu de festa o modelo e, em 2003, ele criou a versão Multicolor, junto com o trabalho de Murakami.
Existe uma versão ainda mais recente, chamada Alma Voyage. Um pouco maior que as outras, ela serve como mala de mão para viagens.
Atualizado em 6 Set 2011.