Guia da Semana

Por Carolina Tavares

  • Lockit

    O modelo foi criado em 1958 e descoberto no arquivo da Casa Vuiiton. Reelaborado em 2006, existem três versões da bolsa: Lockit, Lockit Vertical e Lockit Horizontal.

    Na primeira versão, o produto já passou pelas mãos de Audrey Hepburn no filme Two for the road, em 1967. A releitura possui um detalhe em couro de bezerro natural, arestas tingidas de vermelho e um chaveiro.

  • Steamer Bag

    A bolsa "inviolável" foi criada em 1901. No início seu objetivo era guardar roupa suja, mas até hoje é usada para levar de tudo um pouco.

    O nome da bolsa teve inspiração nos navios a vapor e é uma referência aos cruzeiros transatlânticos.

  • Keepall

    Desenvolvida na década de 30, é a primeira bolsa de viagem maleável da história. O nome em inglês significa "guarda tudo", da mesma forma que o nome original francês (Tientou).

    Famosos como Jackie O, Naomi Campbell, Madonna, Jennifer Lopez e Catherine Deneuve adotaram a bolsa como objeto essencial de viagem. O produto também já foi inspiração de artistas como a escultora Silvia Fleury, que desenvolveu a idéia dos produtos prateados e dourados com sua escultura da Keepall em bronze.

  • Speedy

    A Speedy nada mais é do que uma versão menor da Keepall. Criada também em 1930, ela pretendia trazer a idéia de uma carteira de viagem. Em 1965, o cliente Audrey Hepburn solicitou que a Louis Vuitton criasse uma versão menor da Speedy, pedido que foi realizado com o nascimento da Speedy 25.

    Artistas como Stephen Sprouse, Cerise, Multicolor, Silvie Fleury Perforé, Denim também criaram suas versões do produto.

  • Noé

    A pedido de um cliente, a bolsa Noé foi fabricada em 1932, especificamente para carregar garrafas de champagne, sendo quatro de pé e uma de ponta cabeça.

    Utilizada por artistas como Samy Davis Junior e Stephanie Powers, o produto logo se tornou um clássico utilizado nas cidades.

  • Papillon

    Andando pelas ruas de Paris, Henri Louis Vuitton se apaixonou pela bolsa de uma jovem. Em sua mesa de desenho, no ano de 1966, ele resolveu criar a Papillon, que significa borboleta, fazendo referência principalmente às alças finas que lembram as asas de uma borboleta.

    Em 1977, a Revista Vogue América apresentava a nova bolsa na companhia da modelo Twiggy. Em 2002, foi a vez de Eva Herzigova fazer o relançamento do produto. Algumas das celebridades amantes do produto são Lauren Bacall, Jane Birkin e Carolina Dieckmann, que foi a primeira a comprar a versão Cherry Blossom, uma edição limitada criada por Takashi Murakami.

  • Bucket

    A bolsa de compras foi criada em 1968, tendo o nome inspirado no formato de balde do produto. Mulheres japonesas que precisavam de um acessório para combinar com os tradicionais quimonos acabaram adotando a bolsa nos anos 80.

    Um dos motivos que fez de Bucket um acessório conhecido no mundo, foi o fato de Naomi Campbell utilizar o produto em todas as ocasiões.

  • Alma

    A bolsa possui inúmeras versões. A primeira é o modelo Squire Bag, criado em 1934. Em seguida, a versão Champs-Elysées foi criada em 1955. Em 1992, o produto foi relançado, tendo o nome inspirado no famoso espaço La Place d´Alma, em Paris.

    Em comemoração ao centenário do tecido monograma, em 1996 Azzedine Alaia vestiu de festa o modelo e, em 2003, ele criou a versão Multicolor, junto com o trabalho de Murakami.

    Existe uma versão ainda mais recente, chamada Alma Voyage. Um pouco maior que as outras, ela serve como mala de mão para viagens.

  • Atualizado em 6 Set 2011.