Guia da Semana



Ganhar peso, desenvolver problemas de saúde e até estresse são possíveis consequências para quem leva uma vida sedentária. Mudar de hábitos de um dia para o outro não é fácil, por isso o líder técnico da Academia Bio Ritmo de Santo Amaro, Carlos Eduardo Teófilo, e o professor de musculação da Triathon Academia, Demétrio Ferrari, passaram algumas dicas para que você comece a fazer mudanças no seu estilo de vida.

Com a correria do dia-a-dia e a dificuldade em enfrentar uma academia, a solução é praticar atividades físicas em casa mesmo, dando preferência a exercícios que exijam um pouco mais de resistência, como andar, correr, subir escadas e passear de bicicleta, evitando também alimentos à base de muita gordura, óleo e doces.

Algumas pequenas alterações na forma de realizar ações diárias também podem ajudar, como ir ao supermercado próximo de casa a pé, levantar-se para trocar o canal da TV em vez de utilizar o controle remoto, ou usar a escada no lugar do elevador. "A tecnologia tem como propósito facilitar a nossa vida, mas, por outro lado, não nos permite uma vida saudável. O mais importante numa mudança de hábito é verificar suas atividades diárias e ver se elas são mesmo necessárias a ponto de prejudicar a saúde. Faça um pequeno diário com suas atividades e pese o valor de todas", ressalta Carlos Eduardo.

Ferrari indica também o controle dos horários, reservando um tempo para refeições, descanso, lazer e trabalho, sem permitir que um "atropele" o outro. Durante o tempo de trabalho, pausas para se alongar são bem-vindas.

Faça em casa
Abdômen - flexão de pernas com as costas apoiadas no chão e pés elevados ou flexão de tronco com os pés apoiados no solo.
Coxas e bumbum - agachamento livre ou flexão de tronco com as pernas estendidas. Pode-se também fazer elevações da perna na posição de quatro apoios.
Panturrilhas - elevação na ponta dos pés.
Braços e antebraços - flexão de braços com cotovelos fechados ao lado do tronco.

Carlos Eduardo lembra que, antes das atividades físicas, a pessoa pode ingerir alimentos à base de carboidratos e proteínas, evitando uma alimentação muito pesada, e, para dar início aos exercícios, é preciso que faça aquecimento e alongamento, para que não haja lesões. Por fim, o praticante deve se hidratar bem durante a prática e nunca treinar em jejum.

É importante ressaltar, ainda que a maioria dos aparelhos residenciais seja segura, é preciso pedir ajuda a um instrutor, pois um erro durante a execução compromete a integridade física. As estações de exercícios (possuem várias funções no mesmo produto) são bem indicadas para se exercitar em casa, pois trabalham todo o grupo muscular.

Pessoas com limitações físicas, como problemas de coluna ou joelho, devem procurar um médico para saber exatamente o que possuem e as atividades que são autorizadas. Em seguida, é preciso procurar por um profissional de educação física para prescrever os exercícios corretamente.

"O mais indicado para aqueles que vão iniciar uma vida saudável é procurar exercícios com os quais se identifiquem e gostem, pois, nessa fase inicial, o melhor sempre é envolver-se em atividades que tragam bem-estar e prazer e, aos poucos, procurar outras modalidades dentro da academia", finaliza o técnico da Bio Ritmo.


Atualizado em 6 Set 2011.