Foto: Getty Images |
Quem diria... Uma estrela dos campos europeus fazendo seus dribles no Parque São Jorge!
Fiquei de cara com a ação de marketing do Corinthians, uma inquestionável jogada.
Apesar da interrogação sobre a qualidade do novo/velho Ronaldo no ataque, essa foi a grande notícia do final da temporada.
Reviravolta? Acima de toda a minha admiração pelo craque, acho que essa resposta só pode ser dada em março do ano que vem. Quando ele entrar em campo, faremos uma avaliação realista do seu desempenho. Mas torço, claro. Gostaria de vê-lo em forma como no passado, por que não?
Agora que a inveja é uma merda, não dá pra discutir. Já tem gente dizendo que ele vai ser reserva do Dentinho... Torcedores fanáticos do Flamengo queimaram as camisas da campanha "Fica, Ronaldo". Peralá, rubro-negros! O namoro longo com o time nunca saiu do lugar, ninguém chegou pro cara e disse: "Ronaldo, tá aqui nossa proposta, você topa?"
Coloquem-se no lugar dele. O cara treina pra se recuperar nas dependências do clube, declara sua vontade de ficar no ataque e nada muda. Um mês, dois, três... A fila anda, certo? Guardadas as devidas proporções, é igual namoro, você curte aquela pessoa, mas ela não se decide, você vai esperar a vida toda por ela? Me poupe!
Aí começa o diz que me diz, "Mas ele tá acabado, tá morto pro futebol, todo lesionado"... O Pato já se machucou, o Kaká também tá lesionado. E aí? você pega um craque desses e coloca na geladeira? Será mesmo que ele não serve mais pra nada?
Eu acho Ronaldo um reforço dos mais gabaritados. Quero saber qual zagueiro diz com tranqüilidade que tá nem aí pro fenômeno...Ele tem uma história de superação, parece que é alimentado por desafios. Em 2000, quando sofreu aquela mega lesão, jogando pelo Inter de Milão, todo mundo falou a mesma coisa. Para a maioria, o Ronaldo já era.
Daí ele voltou em 2002 e foi destaque da Copa do Mundo. Calou a boca de quem só sabe criticar. Espera ele começar pra falar com propriedade.
É claro que naquela data ele era mais jovem, mais magro, mais tudo, mas, para um pentacampeão mundial, deve-se colocar pelo menos a dúvida, e não afirmar de cara que ele é um perna-de-pau.
O brasileiro tem que focar no Ronaldo dos campos e não no Ronaldo dos escândalos. As pessoas têm uma imensa dificuldade em separar as coisas, desassociar vida pessoal de vida profissional. É claro que a farra tira do jogador a resistência, o condicionamento, mas se ele sai com travesti ou não, dane-se! O importante é o gol que ele vai marcar.
Óbvio que nessa contratação, o Corinthians pensou em contabilizar. Vem o Ronaldo e, com ele, o fenômeno publicitário que ele se consagrou. Acima das venerações clubísticas, o cara vai ressurgir no ataque com o talento que lhe é nato. Todo ser humano tem seus podres, vamos combinar! Qualquer um está sujeito a derrapar um dia, com ele não seria diferente. Tem que lembrar que com 21 anos, o cara já tinha dois títulos de "O Melhor Jogador do Mundo", foi artilheiro de vários campeonatos, é o maior artilheiro em Copas do Mundo e etc, etc, etc...
Ele tá gordo? Tá. Ele se envolve em confusão? Sim. Mas, os diferenciais dele dentro de campo desestabilizam os adversários, do contrário, não dariam pro cara um título de "Fenômeno". E daí que ele vai ganhar 20, 30% a mais que os outros? E daí que a receita do clube vai dobrar? Sorte a deles, parabéns! Os melhores devem ser reconhecidos, inclusive financeiramente, e desde quando ganhar dinheiro é pecado?
Vamos aguardar o início do Campeonato Paulista no ano vem. Enquanto isso, deixem o cara em paz. Parem de torcer contra. Que raiva!
P.S.: Eu não sou corintiana.
Quem é a colunista: Denise Molinaro, jornalista
Pecado gastronômico: mousse de tapioca com sorvete de mixirica, no Santa Gula
Melhor lugar do Brasil: praia do Pepê, no Rio de Janeiro, em frente a barraca do Sarney!
Como falar com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.