Foto: Gabriel Oliveira |
Tecnologia é o trunfo das academias grandes |
Esqueça a ficha de papel amassada, equipamentos suados e filas para esteiras. Substitua tudo isso por iPods, reconhecimento digital e personal trainers especializados. Assim é a malhação nas chamadas academias de luxo, onde mediante ao pagamento de mensalidades de R$ 300 (em média), pode-se treinar rodeado de tecnologia de ponta, atendimento personalizado e muita gente bonita.
O Guia da Semana visitou três desses estabelecimentos, em São Paulo, para mostrar os principais diferenciais e dar um gostinho do que o mundo da malhação VIP pode oferecer.
Acompanhamento eletrônico
Em vez de ficar rabiscando caderninhos de treino e cronometrar intervalos no relógio da parede, que tal uma chave que indica a carga correta para o exercício e o tempo de descanso até o próximo aparelho? Esse é o serviço oferecido pela Competition, que além dessa conveniência, disponibiliza televisores nas esteiras com tela touch screen, para assitir programas de TV ou plugar players multimídia. "As facilidades como o iPod e a TV dão motivação para fazer o exercício, porque o exercício aeróbico normalmente é bem monótono dentro da academia", diz Tatiana Cardaci, 27 anos, professora da Competition.
Reconhecimento digital
O aluno que entra na Pelé Club, já encontra um professor pronto para orientá-lo, com todo o seu histórico em mãos. Isso deve-se ao ITouch, um pequeno aparelho que reconhece o usuário e sua ficha a partir do momento que ele passa pela catraca. O gadget possui 8 GB de memória e permite a coordenação simultânea de até 40 malhadores, que também contam com uma eficiente rede de suporte online. "O aluno pode entrar em contato direto com o professor e com a academia através do Pelé Club Experience. Caso esteja em outra cidade ou país e tiver uma academia próxima, ele pode pedir dicas ao professor para continuar seu treino ali", diz Fábio Roberto, gerente de tecnologia da Pelé Club.
Sem filas
Localizada em um dos lugares mais luxuosos de São Paulo a Reebok Club, tem como diferencial a variedade e quantidade de aparelhos, em uma atmosfera clean, de iluminação natural. A academia possui uma área dedicada exclusivamente a personal training, contando com uma das maiores salas de spinning do Brasil, que reúne nada menos do que 70 bicicletas. "O que mais vejo de bom aqui na Reebok é a variabilidade de exercícios que os aparelhos dão. A parte aeróbica também é muito avançada. Esteira e step, que normalmente são exercícios maçantes, ficam bem mais agradáveis com os monitores de TV nos próprios aparelhos", afirma o professor da Reebok Club Guilherme Assad, 28 anos.
Atualizado em 10 Abr 2012.